TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na China Não Bem Assim

Artigo: Na China Não Bem Assim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PÓS GRADUÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO: NA CHINA NÃO É BEM ASSIM

PROFESSOR: PAULO EDUARDO RIBEIRO

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DISCENTES:

São Bernardo do Campo

2014 

Questões para discussão

1. Será que a forma como eu decidia as coisas no Brasil me ajuda ou me atrapalha nessa decisão de aceitar a mudança para a nova fábrica?

São situações diferentes em países completamente diferentes, porém, de certa forma a decisão que João precisou tomar quando teve que se mudar para a China poderá ajudá-lo a tomar uma nova decisão, agora ele já tem uma experiência maior em relação a mudanças e poderá enfrentá-las de uma melhor forma.

Para o chinês a mudança consiste na preparação mental, a tomada de decisão deve respeitar as circunstancias e as pessoas envolvidas no processo como todo. A decisão de mudança deve ser construída e planejada com todos os envolvidos.

2. Olhando a cultura chinesa, como vou conseguir construir uma cultura organizacional com os princípios que eu acredito e pratico na Embraco?

Como ele mesmo falou na entrevista, a empresa precisará se adaptar à cultura chinesa. Isso pode acontecer ligando o que ele acredita seus princípios com o que tem de melhor na cultura organizacional chinesa, porém os valores da Embraco não poderão ser impostos aos trabalhadores chineses. Como é sabido, a imposição de modelos prontos não funciona na China. É necessário deixar claro para os funcionários o Plano de Desenvolvimento Institucional da Embraco, o que ela é e onde pretende chegar. Cativar e mostrar aos funcionários que aquela ideia é viável, para que os colaboradores "comprem" o mesmo objetivo e trabalhe firme naquele projeto. Pois, como Gestor da Embraco e conhecedor da cultura chinesa, João precisará persuadi-los e dividir tudo aquilo que a organização espera deles. É preciso se adaptar a cultura chinesa e não mudá-la.

Esta será uma grande oportunidade para João iniciar um relacionamento profissional baseado nas experiências adquiridas, envolvendo os colaboradores nos valores, missão e visão da empresa.

3. Quais são os fatores que impedem ou ajudam a minha aprendizagem e a da empresa sobre esse novo ambiente internacional que encontrarei na nova fábrica?

A experiência adquirida na implantação da primeira fábrica e o conhecimento da cultura, certamente, irá ajudá-lo neste processo de transição. Entretanto, o desafio será grande, haja vista que a maioria dos funcionários não irá para a nova unidade fabril o que faz com o trabalho de gestão seja tão desafiador como foi no início da fábrica atual.

A maior dificuldade que encontrará será no que diz respeito à gestão de pessoas com culturas hierárquicas e pensamentos formados sem uma ampla visão.

Isso poderá ser superado por meio de comunicação transparente, comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com