TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na Palestra Realizada No Auditório Da OAB Sobre: "Os Povos Indígenas E A Justiça"

Dissertações: Na Palestra Realizada No Auditório Da OAB Sobre: "Os Povos Indígenas E A Justiça". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Na palestra realizada no auditório da OAB sobre: “Os povos Indígenas e a Justiça” com o pesquisador Edwin Boudewijn Reesink, o Procurador da Republica/RO Reginaldo Pereira da Trindade e o Profº Vinicius Valentin Raduan Miguel.

O primeiro a apresentar foi o pesquisador Edwin Boudewijn Reesink que abordou os povos Nambikwara que estão entre Rondônia e Mato Grosso que sofrem preconceitos e não tem amparo algum nem por parte da justiça como por parte da população, uma coisa é quem são os Nambikwara e quem são os índios, por que não há um só índio e sim os índios, pois estão sempre em muitos.

Quem o deu esse nome foi Marechal Rondon que por onde passava dava nomes aos povos que ali residiam, no entanto não se sabe o por que desta nomenclatura o que se sabe é que ele constatou que em cada povo havia uma diferença. Um fato ressaltado pelo palestrante foi a historia de Cabral que dizem ter descoberto o Brasil mas os indígenas já estavam lá quando ele chegou, mas ele foi o descobridor da America, e depois do Brasil, e os índios para onde deveriam ir se não quisessem servi ao rei de Portugal?. Há vários povos Nambikwara, pois esse é um conjunto lingüístico.

No vale do Juruena encontram-se os grupos que são referidos como Nambikwara do cerrado ou Nambikwara do campo, se situam no nordeste da chapada dos Parecis e são designados como Halotésu, Kithaulhu, Sanwentésu, Wakalitesu e Alakatesu. O pesquisador relatou varias tribos e informou que alguns vivem atualmente com os Mamaindê e que algumas famílias migraram para Vilhena Rondônia.

O Segundo palestrante foi Reginaldo Pereira da Trindade que abordou “ A Inconstitucionalidade por omissão do Poder Publico e praticas violatórias de direitos do Povo Cinta Larga”. Esse povo tem cerca de 2 mil índios falantes da língua tupi monde, a cerca de 100 anos houve expedição na região a qual era habitada por esse povo comandada pelo ex-presidente Theodore Roosevelt e por Marechal Rondon o fundador da FUNAI.

Na década de 60 houve um episodio chocante o massacre na terra dos Cinta Larga, este fato tirou a vida de 3.500 índios, este foi tão grave que Fez com que o Brasil fosse denunciado por genocídio no âmbito internacional. Em resposta no mês de Abril de 2004 ocorreu a morte de 29 garimpeiros e a culpa se é que se possa dizer assim é a falta de ação do governo federal para com os povos indígenas que sofrem com a falta de saúde, saneamento, educação e principalmente a falta de dignidade pois “os brancos” só querem explorar suas terras e tirar proveito do que eles tem e que mesmo assim não tem nada. Disse que os Índios não precisam andar pelados, descalços com flechas para dizerem ou mostrarem que são índios, pois mesmo com toda tecnologia um índio jamais deixara de ser índio. A própria FUNAI tem preconceito com o povo Cinta Larga, em 2011 começou uma aliança entre Rondônia e Mato Grosso para tentar dar melhoria ao povo Cinta Larga.

Terminou com uma frase do 1º presidente dos EUA George Washigton: “ A perseverança e o espírito fizeram maravilhas em todas as épocas”.

O terceiro palestrante foi o Profº. Vinicius Valentin Raduan Miguel que abordou “ Desenvolvimento como terrorismo e a civilização como Barbárie na fronteira Amazônica: a violência do encontro entre o índio e o não índio no território federal do Guaporé” A barbárie na realidade é EU, pois é muito fácil acusar o outro para me defender se na realidade o erro vem de mim mesmo. Para os Índios nunca foi reconhecidos seus direitos. Aceitar os índios como escravos já que não reconhecemos como sujeitos de direito, eles são sempre um problema sendo isolados pela população sendo visto como um inimigo.Terminando com uma citação de Darcy Ribeiro: Fracassei em tudo o que tentei na vida, tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui, tentei salvar os índios, não conseguir, tentei fazer uma universidade, não conseguir , tentei fazer uma universidade seria e fracassei.tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei, mas os fracassos são minhas vitorias, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »