TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra realizada pelo PET de Engenharia Civil da UFSC, em 27 de agosto de 2014.

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Santa Catarina

PET

Programa de Educação Tutorial

Florianópolis, 03 de Setembro de 2014.

Relatório 01:

Palestra realizada pelo PET de Engenharia Civil da UFSC, em 27 de agosto de 2014.

PET - Programa de Educação Tutorial

O PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado em 1979 pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de promover um grupo de estudos em tempo integral. Desde a sua criação, o programa busca incentivar alunos a dedicarem-se ao aperfeiçoamento de sua formação, através de estudos aprofundados em sua área, estimulando o contato com a realidade profissional e possibilitando a graduação com elevada qualificação e excelência. O PET possui ajuda de um professor tutor para melhor absorção de conhecimento, e melhor comunicação entre alunos e professores de todos o curso. Mais que um grupo de estudos, o PET conseguiu criar um diferencial nos alunos integrantes, melhorando a qualidade dos profissionais que são formados e entram no mercado de trabalho todos os anos.

O primeiro tutor foi Jucilei Cordini, que após a consolidação do grupo, passou o posto para o professor Luiz Roberto Prudêncio Junior, posteriormente deixando o cargo para o professor Cláudio César Zimmermann, atual tutor.

Além dos processos de pesquisa e trabalhos, o programa desenvolve apostilas que auxiliam na graduação dos alunos, disponibiliza cursos de AutoCAD (fundamental na prática de engenharia civil), organiza palestras, e ainda, oferece, para a UFSC, serviços como projetos de obras e reformas em diversas instalações do campus. O programa ainda promove viagens para exposição de pesquisas e a própria integração entre os participantes.

Na área de pesquisa, há projetos como a identificação de manifestações patológicas em condomínios populares e tratamento acústico das salas do CTC da UFSC. Já na extensão, a construção do Centro de Convivência do CTC da UFSC, a reforma do Planetário da UFSC, a reforma nos banheiros do CTC, o projeto do “Boitatá”, a reforma e adaptação do estacionamento do CTC a portadores de necessidades especiais, são alguns dos projetos coordenados e executados pela equipe do PET nesses 20 anos de atuação na Universidade Federal de Santa Catarina.

O PET possuí um limite de 12 alunos bolsistas. Os processos seletivos acontecem somente quando um deles é desligado do programa, sendo que os alunos devem possuir IAA acima de 7,5.

Os alunos bolsistas acabam adquirindo maior afinidade com processos e métodos utilizados na profissão e tendo como resultado um profissional com maior experiência prática, além da experiência teórica obtida em aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com