TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza E Identidade Da Pedagogia

Casos: Natureza E Identidade Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA

LORENNA MARA RAIMUNDO MAGALHÃES

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Pedagogia, uma trocas de saberes.

Belo Horizonte

2014

LORENNA MARA RAIMUNDO MAGALHÃES

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Pedagogia, uma trocas de saberes.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientifica, Fundamentos do processo educativo no contexto histórico-filosófico, Seminário Interdisciplinar I.

Prof. Melina Klaus: Educação a Distância, Juliana Fogaça: Comunicação e linguagem, Okçana Battini: Metodologia Cientifica, Fundamentos do Processo Educativo no contesto Histórico Filosófico: Bernadete Strang e Márcia Bastos, Seminário Interdisciplinar I: Edilaine.

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Esse trabalho irá abordar os aspectos da Pedagogia de acordo com o alemão Schmied-Kowarzik.

Falamos da ideia de muitos pedagogos, de que todos acham que a pedagogia é somente o modo de ensinar, mas estão enganados.

Se pedagogo é muito mais que ensinar, é emitir saberes. Pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.

DESENVOLVIMENTO

A ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, é a de que pedagogia é ensino, ou melhor, o modo de ensinar. Uma pessoa estuda pedagogia para ensinar crianças. O pedagógico seria o metodológico, o modo de fazer, o modo de ensinar a matéria. Trabalho pedagógico seria o trabalho de ensinar, de modo que o termo pedagogia estaria associado exclusivamente a ensino. Há, de fato, uma tradição na história da formação de professores no Brasil, segundo a qual pedagogo é alguém que ensina algo.

Essa tradição teria se firmado no início da década de 30, com a influência tácita dos chamados “pioneiros da educação nova”, tomando o entendimento de que o curso de Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças (inclusive porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego “paidós”, que significa criança).

Se, ensino se dirige a crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinador de crianças, é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores. Aliás, ao aceitar esse raciocínio, não sabemos porque os cursos de licenciatura também não receberam a denominação de cursos de Pedagogia.

A ideia de conceber o curso de Pedagogia como formação de professores, a meu ver, é muito simplista e reducionista, é, digamos, uma idéia de senso comum. A pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante.

Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com