TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza E Identidade Da Pedagogia

Monografias: Natureza E Identidade Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................................7

REFERÊNCIAS........................................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A pedagogia busca sempre a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como conhecimento social, a pedagogia está intimamente ligada aos aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. Esta ciência cuida também de todos os aspectos possíveis que envolvem o educando, como por exemplo, o processo educativo, os métodos e sistemas de ensinar, as dificuldades de aprendizado, as didáticas e as práticas pedagógicas de se colocar diante do educando, o aluno dentro e participante essencial do processo educativo, os conteúdos educacionais e, principalmente, o papel do professor no processo ensino aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação como um fenômeno plurifacetado, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso.

Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

2.1 O que é pedagogia

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.

Sendo teoria e pratica da educação, a pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico profissional, investiga a realidade educacional, sempre em transformação, para explicar objetivos e processos de intervenção metodológica organizativa referente à transmissão-assimilação dos saberes e do modo de ação. Ela busca o entendimento global, e intencionalmente dirigido dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

A pedagogia tem um jeito ao mesmo tempo explicativo, praxiológico e normativo da realidade educativa, pois busca teoricamente o fenômeno educativo, estabelece orientações para a prática a partir da própria ação prática e propõe princípios e normas pertinentes aos fins e meios da educação.

A pedagogia tem por missão implantar os valores necessários para um futuro certo e seguro, só a educação pode mudar o futuro de nossas crianças. O conhecimento pode transformar uma vida, e o pedagogo tem uma parcela significativa nessa fase importante de nossos educandos. Mediante conhecimentos científicos filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade em transformação, para explicar objetos e processos de intervalos metodológico e organizativa referentes a transmissão/assimilação de saberes e método de ação, conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem.

2.2 De que se ocupa a pedagogia

A pedagogia se ocupa de estudos, pesquisas e métodos educacionais envolvendo todos os integrantes do processo pedagógico, crianças, educadores e gestores. Ocupa-se também da Sociologia da educação, História da educação, Psicologia da educação, Filosofia da educação e Didática que são as disciplinas básicas na formação do pedagogo. É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

A pedagogia tem a função de abrir portas e transmitir conhecimentos de mundo para nós seres humanos desde crianças a adultos. Ela é a responsável pelo início da formação da criança e de fundamental importância para essa formação. A pedagogia se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano. Ocupa-se do processo de ensinar, planejar, reformular, organizar o ambiente escolar e para isso é preciso ter vocação e interesse pela formação das pessoas. Gostar de lidar com a criança, com o jovem e com o adulto, ser compreensivo e estudioso são os principais requisitos necessários para atuar em pedagogia. Como teoria de ensino, ela generaliza o que é comum e fundamental no processo educativo escolar.

2.3 O que quer dizer trabalho pedagógico

“O trabalho pedagógico, travestido de prática pedagógica, se afasta da pretensão compreensiva e interpretativa aludida e se aproxima muito mais daquilo que se entende como as diretrizes e habilidades profissionais. Há um claro deslocamento categorial do magistério e da docência, comprometido com uma perspectiva filosófica humanista, para o profissionalismo e o tecnicismo na Pedagogia”. (Bezerra e Paz, 2006).

O trabalho pedagógico tem objetividade, tem estrutura. A concepção de trabalho pedagógico pode ser visualizada com base na hierarquização presente nas atividades que se dão no cotidiano. Estando fortemente relacionado à rotina e também condicionado a ela, envolve a reflexão sobre o caráter pedagógico das ações que, mesmo se repetindo, precisam ser cuidadosamente pensadas pelo professor. O trabalho pedagógico se situa na intersecção trabalho docente – mais caracterizado e atribuído ao professor em particular – e a gestão da escola, essa materializada nas proposições que figuram como direção e sentido que se dá as práticas desenvolvidas com as crianças. É um conjunto de ações e pensamentos que, realizados tendo como foco a criança possibilitam sua educação, seu desenvolvimento, suas aprendizagens, suas interações, etc. Sendo esse conjunto entendido no coletivo, ele demanda diálogo entre as pessoas e entre as diferentes áreas que atuam na educação. Dessa forma o trabalho pedagógico não é estático, é movimento formativo, é processo que precisa ser refletido, discutido e configurado coletivamente na instituição. Se não é dado, o trabalho pedagógico precisa da contribuição de cada sujeito que vive e trabalha tendo em vista sua efetivação no dia a dia dos espaços educativos. O trabalho pedagógico envolve as condições objetivas de trabalho no dia a dia. E essas têm a ver com condições materiais e de organização da instituição: a estrutura física, os espaços, os tempos, organização funcional, os materiais disponíveis. O trabalho pedagógico envolve as condições subjetivas de trabalho: envolve pensar sobre o próprio trabalho e sobre a própria formação.

Por isso, faz-se necessário refletir sobre o trabalho pedagógico e melhorá-lo a cada dia, pois é somente por meio desse trabalho desenvolvido com amor e dedicação que somos capazes de ver a realidade sendo mudada a cada dia. É através do trabalho pedagógico que os docentes fazem, vemos as crianças se tornarem pessoas de bem e cidadãos conscientes de sua realidade. É preciso, portanto, investir neste trabalho através de formações e valorização do profissional.

3 CONCLUSÃO

A educação é uma função parcial integrante da produção e reprodução da vida social, que é determinada por meio da tarefa natural e, ao mesmo tempo, cunhada socialmente da regeneração de sujeitos humanos, sem os quais não existiria nenhuma práxis social. A história do progresso social é simultaneamente também um desenvolvimento dos indivíduos em suas capacidades espirituais e corporais e em suas relações mútuas. A sociedade depende tanto da formação e da evolução dos indivíduos que a constituem, quantos estes não podem se desenvolver fora das relações sociais.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf. Acesso em: 26 mai. 2014.

http://www.aeb.edu.br/index.php/cursos/2013-02-21-19-17-16/pedagogia. Acesso em: 26 mai. 2014.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAEmoAK/pedagogia. Acesso em: 30 mai. 2014.

http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf. Acesso em: 30 mai.2014.

http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/3535/4076. Acesso em: 1 jun. 2014.

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul.Acesso em: 1 jun. 2014.

...

Baixar como  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »