TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nbr - Arquitetura

Monografias: Nbr - Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – UNIME

ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO DA NBR 5410.

Trabalho apresentado a professora Shirley Silva como avaliação da disciplina CONFORTO AMBIENTAL II.

Itabuna-BA

2014

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – UNIME

ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO DA NBR 5410.

8º Semestre

Itabuna-BA

2014

RESUMO DA NBR 5410

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas.

Esta Norma aplica-se também às instalações elétricas:

a) em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;

b) de reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas; e

c) de canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.

Esta Norma aplica-se:

a) aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1 500 V em corrente contínua;

b) aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos etc.);

c) a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização; e

d) às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

• NOTA A aplicação às linhas de sinal concentra-se na prevenção dos riscos decorrentes das influências mútuas entre essas linhas e as demais linhas elétricas da instalação, sobretudo sob os pontos de vista da segurança contra choques elétricos, da segurança contra incêndios e efeitos térmicos prejudiciais e da compatibilidade eletromagnética.

1.2.3 Esta Norma aplica-se às instalações novas e a reformas em instalações existentes.

• NOTA Modificações destinadas a, por exemplo, acomodar novos equipamentos elétricos, inclusive de sinal, ou substituir equipamentos existentes, não caracterizam necessariamente uma reforma geral da instalação.

Esta Norma não se aplica a:

a) instalações de tração elétrica;

b) instalações elétricas de veículos automotores;

c) instalações elétricas de embarcações e aeronaves;

• Exemplar para uso exclusivo - CONNECTCOM TELEINFORMATICA COMERCIO E SERVICOS LTDA - 00.308.141/0002-57 (Pedido 208272 Impresso: 22/01/2010)

ABNT NBR 5410:2004

2 © ABNT 2004 ņ Todos os direitos reservados

d) equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida que não comprometam a segurança das instalações;

e) instalações de iluminação pública;

f) redes públicas de distribuição de energia elétrica;

g) instalações de proteção contra quedas diretas de raios. No entanto, esta Norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações (por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobre tensões);

h) instalações em minas;

i) instalações de cercas eletrificadas (ver IEC 60335-2-76).

Os componentes da instalação são considerados apenas no que concerne à sua seleção e condições de instalação. Isto é igualmente válido para conjuntos em conformidade com as normas a eles aplicáveis.

A aplicação desta Norma não dispensa o atendimento a outras normas complementares, aplicáveis a instalações e locais específicos.

• NOTA São exemplos de normas complementares a esta Norma as ABNT NBR 13534, ABNT NBR 13570 e ABNT NBR 5418.

• A aplicação desta Norma não dispensa o respeito aos regulamentos de órgãos públicos aos qual a instalação deva satisfazer.

• As instalações elétricas cobertas por esta Norma estão sujeitas também, naquilo que for pertinente, às normas para fornecimento de energia estabelecido pelas autoridades reguladoras e pelas empresas distribuidoras de eletricidade.

Componentes da instalação

Componentes (de uma instalação elétrica): Termo empregado para designar itens da instalação que, dependendo do contexto, podem ser materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), máquinas, conjuntos ou mesmo segmentos ou partes da instalação (por exemplo, linhas elétricas).

Quadro de distribuição principal: Primeiro quadro de distribuição após a entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com