TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Ensaios: Necessário Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS - DIDÁTICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Didática”, sob orientação do professor-tutor a distância Profa. Simone Schneider Denzin.

NITERÓI - RJ

20 a 27 de novembro de 2012.

DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Perfil da turma: As crianças demonstram confiança e alegria no convívio com as educadoras, os amigos e demais funcionários da escola. Interage de maneira espontânea e franca, o que gera uma melhor autoestima. Participam das brincadeiras explorando com intensidade, faz de conta e objetos encontrados na sala de aula (cadeiras, mesas, encaixes, livros, bonecas). As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente, relatam fatos e realizam comentários durante as histórias. A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas. Contudo, quando desrespeitadas sendo necessária a intervenção da educadora. Em algumas brincadeiras é possível observar a relação de comparações (maior/menor, muito/pouco), temperatura (frio/quente) e noções temporais (amanhã/noite/dia), além de utilizar contagem oral. Estão em fase de desenvolvimento motor e psíquico e respondem bem as propostas colocadas em sala de aula.

Série/Ano e Etapa de Ensino: Jardim I ou 1° Período

Número de alunos da turma: 15 alunos.

Idade dos alunos: 3 a 4 anos

Principais características do grupo: É uma turma interessada e participativa.

Recursos de ensino: Tinta guache, Collor set, papel ofício, algodão, papel crepom vermelho, hidrocor, giz de cera. Esses materiais colaboram para motivar e despertar o interesse, aproximar o aluno da realidade, visualizar e concretizar os conteúdos da aprendizagem, permitir a fixação da aprendizagem.

Tema da Aula que será preparada: Cores, texturas e sentimentos.

Justificativa para a escolha do tema: A escolha por este tema foi proposto visto o fascínio que a cor exerce sobre a humanidade. A cor mexe com nossas emoções, dá nova dimensão a objetos, modifica espaços, altera formas. São elas que dão cor a nossas roupas, papéis, casas, carros ou lábios, ou seja, a química das cores está presente em nosso cotidiano.

Conteúdo previsto para aula: Elaborar um livro, para identificar as cores através de tintas, as texturas através dos materiais: lixas, papel crepom e algodão e os sentimentos a partir da música proposta:

De que cor é o amor?

Música:

A maçã é vermelha, o céu é azul,

O sol amarelo no norte ou no sul,

Como a nuvem é branca tudo tem sua cor,

Quem sabe dizer de que cor é o amor.

O amor não é verde, porque verde é o jardim.

O amor não é rosa, que é a cor do jasmim.

Então diz, por favor, de que cor é então,

É a cor da bondade, caridade e perdão.

(autor desconhecido)

Através da música que foi dada aos alunos, será desenvolvido um livro, onde os mesmos vão expressar seus sentimentos. Para a elaboração desse livro os alunos deveram desenhar as figuras que foram descritas na música e colorir de acordo com a cor real de cada uma, para isso eles vão usar tinta, lixa, papel crepom e algodão.

Na primeira página do livro os alunos deverão desenhar uma maçã e colorir com bolinhas de papel crepom vermelha e abaixo do desenho descrever o nome da cor que foi usada.

Na segunda página eles irão desenhar o céu com tinta azul e abaixo do desenho descrever a cor que foi usada.

Na terceira página eles irão desenhar o sol e colar encima do desenho pedaços de lixas coloridas de giz de cera amarela em seguida irão descrever o nome da cor que foi usada.

Na quarta página eles irão desenhar a nuvem e com algodão branco vão cobrir o desenho, embaixo do desenho vão escrever o nome da cor que foi usada.

Na quinta página eles irão escolher um desenho e a cor que vão colorir de acordo com que eles acham que é o amor.

Na sexta e última página eles irão escrever o desenho feito na quinta página para o professor, que irá escrever no livro.

Na capa será usada todas as cores que foram citadas na música, contendo o nome do aluno como o autor, sendo elaborada pelos mesmos com a ajuda do professor.

Avaliação: Será feita através da observação da educadora sobre a turma no desenvolvimento psicomotor da criança de forma individual e coletivo durante a realização da atividade proposta.

Elaboração dos objetivos didáticos e definir os conteúdos da aula.

Objetivo da aula: Promover a autonomia da criança, de maneira que ela realize a sua própria tarefa; desenvolver a construção do vinculo afetivo, despertar a fantasia e a imaginação; possibilitar a interação da criança com os materiais propostos para as atividades; aprender e reconhecer as cores; desenvolver a motricidade ampla e fina e desenvolver a socialização.

Conteúdos previstos: Conhecer as cores: vermelha, azul, branco e amarelo, identificar as cores em diferentes situações, associar as cores aos elementos e a objetos propostos na atividade a ser realizada e relacionar de acordo com os sentimentos.

Diferença entre a Didática Teórica e a Didática Prática

A didática é uma ciência cujo objeto fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca se apoia em posturas filosóficas como o funcionamento, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo. Sintetizando, poderíamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com