TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Pesquisas Acadêmicas: Necessário Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Ciências Sociais

“O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?”

Portifolio

sociedade brasileira e seus principais elementos formadores.

Cultura Brasileira.

O Indivíduo e a Sociedade

As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos sociais

Regulamentação e Controle Social

As Instituições Sociais

As Diferenças Sociais

sociedade brasileira e seus principais elementos formadores

A sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.Formação do Povo BrasileiroÉ aprendermos com as diferenças...e convivermos em harmonia. Temos que aceitar a cultura de cada um e tirar proveito dela.

A diversidade é um elemento central para se entender a formação do povo brasileiro.

Um pais abitado por indio, que recebeu europeus, logo em seguida surge os primeiros mestiços. Depois a vez dos africanos que acabaram escravisados.

Uma lamentavel situação vivida em nosso pais, onde a sociedade era dividida pelo tom de sua pele.

Italianos, alemães, poloneses, japoneses, eslavos e tantos mais, nos dias de hoje só fazem aumentar o que se define de Povo Brasileiro, que nada mais é uma mistura de raças, credos, culturas, e que tem todos apenas um objetivo, viver, e viver da melhor forma possivel.

Fontes e imagem; http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm

Cultura Brasileira

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país, Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural.

Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros gupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da musica, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos á língua portuguêsa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: no estado do Norte têm forte influencia das culturas indígenas, em quanto algumas regiões no Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitano e indígenas, com menor participação africana.

Brasil um país predominantemente católico e de língua dominante portuguesa.

Acredito que as imagens a seguir já descrevem exatamente nossa cultura;

Influencia Africana

Capoeira

A culinária

As festas Santas

O Carnaval

Os grandes nomes

Os Grandes artistas

Nosso quase esquecido Folclore

Nossa cultura é do tamanho do Brasil, muito grande, bonita e muito rica, sem citar sua divercidade.

Fontes e imagens; http://www.google.com.br/images?q=cultura+brasileira&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=1eXPTIfSH8Gp8AavlZCkBg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDwQsAQwAw&biw=1366&bih=601

O Indivíduo e a Sociedade

A sociedade é a extensão do indivíduo. Se o indivíduo é cobiçoso, cruel, impiedoso, egoísta, etc., assim será a sociedade. É preciso ser sincero consigo mesmo. Cada um de nós está degenerado, logo a sociedade tem de estar degenerada inevitavelmente. Isto o terrível monstro do materialismo não pode resolver. Isto somente o indivíduo pode resolver à base de uma revolução integral em si mesmo.

São considerados com herois nacionai,s alguns grandes nomes da historia do brasil e suas imagens colocadas em selos e poblicada suas historias no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER - O TIRADENTES - (1746-1792)

D. PEDRO I - (1798-1834)

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA - (1763- 1838)

DUQUE DE CAXIAS - (1803-1880)

PLÁCIDO DE CASTRO - (1873-1908)

ALMIRANTE TAMANDARÉ - (1807-1897)

ALMIRANTE BARROSO - (1804-1882)

ZUMBI DOS PALMARES - (1655-1695)

MARECHAL DEODORO DA FONSECA - (1827-1892)

ALBERTO SANTOS-DUMONT - (1873-1932)

Mais o heroi mais fresco na memoria do povo brasileiro, é Ayrton Senna da Silva, responsavel pelas vitorias mais incriveis no automobilismo brasileiro, Senna como era chamado por seu Pais, continua fazendo historia mesmo depois de mais de dez anos de sua morte, atraves de projetos sociais iniciados por ele e sendo perpetuado por sua irmã Viviane Senna.

Fontes; http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos/011.html

Imagem; http://blig.ig.com.br/imagensefatos/tag/ayrton-senna/

As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais

O desenvolvimento de identidade social dá-se a partir da infância, quando somos encaminhados a escola, diferenciando publica ou privada.

A partir dai, classifico minha identidade social da seguinte forma;

Estudei em escola publica, (Apesar de pouco se falar, crianças também são "malvadas", desde cedo aprendem a classificar seus coleguinhas, se aproximando apenas das crianças mais bonitas, divertidas, que tem brinquedos melhores, entre outros fatores, e acabam excluído aquelas mais feias pobres, com alguma deficiência).

Sou casada.( o que na maioria das vezes nos exclui de grupos de solteiros que apenas como objetivo "curtir a vida" e para eles casados não curtem).

Não tenho filhos. ( este dado considero importante pois casais do mesmo grupo social a qual eu pertenço, os que hoje tem filhos,automaticamente se excluem dos que não tem filhos, pois assumem novos papeis).

Trabalho.( Tem como objetivo uma qualidade de vida um pouco melhor do que a atual, por ser trabalho no comercio percebo que este grupo tem muito em comum entre eles a falta de perspectiva de futuro).

Faço faculdade.( O que me inclui em um novo grupo, o qual ainda estou descobrindo).

Mas acredito que o que me diferencia dos demais indivíduos do mesmo grupo social que eu é que não tenho medo de falar brigar ou seja o que for necessário para deixar claro meus pontos de vista, busco estar por pertos de grupos sociais mais elevados em conhecimentos, vivência entre outros para que eu possa me elevar também.

Regulamentação e Controle Social

Nenhuma sociedade pode funcionar com êxito se, na maior parte do tempo, o comportamento das pessoas não puder ser previsto de modo confiável. Chamamos a isso de ordem social, ou seja, um sistema de pessoas, relacionamentos e costumes que opera para a realização do trabalho de uma sociedade. Tudo que ocorre numa sociedade e principalmente numa grande cidade e que é indispensável para a nossa sobrevivência acontece porque milhares de pessoas cumprem o seu papel social, interagindo constantemente e mantendo a ordem social. A ordem de uma sociedade apóia-se numa rede de papéis, nos quais cada pessoa aceita certos deveres em relação aos outros e deles reivindica certos direitos.

- Valores e normas: definem o que é considerado fundamental, importante e desejável para a orientação da vida das pessoas e para os comportamentos de indivíduos e grupos nas interações sociais. As normas são entendidas como regras de comportamento que refletem os valores de uma cultura.

Costumes: Brasileiros se cumprimentam com beijos e abraços. Apertos de mão são raros, usados mais em casos de extrema formalidade. Como o Brasil é um país tropical, onde faz muito calor, as pessoas tomam banho todos os dias, às vezes duas vezes por dia. È normal depois do trabalho as pessoas saírem pra tomar a tradicional cerveja em algum happy-hour. O churrasco é outro costume em muitas regiões do Brasil, acompanhado da caipirinha (bebida feita com cachaça, limão e açúcar) fazem sucesso em restaurantes, churrascarias ou mesmo nas casas das pessoas.

Fontes; http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=102858&tipo=ob&cp=4E6127&cb=&n1=&n2=Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Pedag%C3%B3gicas&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=Sociologia&b=s

Imagem; http://ritarovai-sabedoria.blogspot.com/2010/07/mesa-de-bar.html

As Instituições Sociais

As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.

As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.

• Família: primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto à forma, relações de parentesco, relação sexual e dos componentes básicos da sociedade.

• Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal. Não resta dúvida de que a religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, pelo seu conteúdo moral. A religião inclui crença ao sobrenatural, ritos e cerimônias. É inegável a tendência moderna de dar mais ênfase aos valores sociais do que religiosos, prova disso, é o surgimento de doutrinas mais modernas como a Teologia da Libertação.

• Econômica: As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, valores e reguladas por normas. Nas sociedades modernas a instituição econômica apresenta um grau de importância bem mais elevado que nas sociedades tribais, resultado do desenvolvimento tecnológico visando uma divisão mais diversificada do trabalho social.

• Política: são instituições políticas fundamentais a autoridade, o governo, o Estado (com os três poderes), partidos políticos e as constituições. Classificamos também os sistemas políticos como o anarquismo, ditadura, democracia e a pseudodemocracia.

• Educação: constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a estrutura educacional como processo de transmissão de conhecimentos e valores presentes na sociedade.

• Recreação: em todas as sociedades, existem modos culturalmente estabelecidos para o alívio das tensões acumuladas nos indivíduos em decorrência das frustrações geradas pelas restrições da vida social. Todas as sociedades possuem instituições recreativas, como no Brasil, o carnaval e futebol

fontes; http://esscpsociologiaalfredogarcia.blogspot.com/2008/02/instituies-sociais.html

As Diferenças Sociais

A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos.

A predominância de uma classe sobre as demais, se funda também no quadro das práticas sociais pois as relações sociais capitalistas alicerçam a dominação econômica, cultural, ideológica, política.

Falta de moradia é um dos principais problemas sociais do Brasil. O crescimento desordenado de algumas regioes, tem aumentado e muito este problema social, e poir, vem causando outros;

Fome, miseria,

falta de estudo,

desemprego,

marginalidade.

Enquanto a má distribuiçao da renda do pais, apenas enriquece cada vez mais uma determinada parte da populçao.

Fontes; http://www.coladaweb.com/sociologia/desigualdades-sociais-e-as-classes

Imagens; http://isaiasmonteiro.wordpress.com/2009/01/

http://cepeca.org.br/oficinadeideias/desigualdadesocial/link_fome.html

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/06/19/saiba-como-funciona-seguro-desemprego-no-brasil-756417687.asp

http://sandro-anjodanoite.blogspot.com/2009/03/marginalidade-revolta-dos-esquecidos.html

Para finalizar

A sociedade Brasileira é rica em cores raças culturas etnias, ou seja, ela é a miscijenação do mundo em um unico pais.

E isto a faz diferente, unica, resumindo Brasileira.

Fontes de pesquisa:

Fontes e imagem; http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm

Fontes e imagens; http://www.google.com.br/images?q=cultura+brasileira&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=1eXPTIfSH8Gp8AavlZCkBg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDwQsAQwAw&biw=1366&bih=601

Fontes; http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos/011.html

Imagem; http://blig.ig.com.br/imagensefatos/tag/ayrton-senna/

Fontes; http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projet

...

Baixar como  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »