TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Casos: Necessário Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A brinquedoteca escolar deve se efetivar como um espaço interessante que convida a criança ao brincar, favorecendo o seu desenvolvimento, dispondo de brinquedos para todas as faixas de idade presente na educação infantil (CUNHA, 2010), dada a importância dos diferentes movimentos que possibilitam a criança ampliar o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento (RCNEI, 1998).

A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que ela proporciona um ambiente significativo, para que a criança além de brincar, também aprenda a conviver socialmente com outras crianças.

Então, perante essas considerações, pode-se concluir que a criação de brinquedotecas nas escolas e creches é uma grande ferramenta pedagógica para o Ensino Infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, para os melhores rendimentos escolares. SANTOS (2003) ”acreditamos ser a creche um espaço a ser dividido entre o cuidar, por ser a criança um ser completo, que necessita de cuidados, bem como a promoção de seu desenvolvimento físico, psíquicos e sociais. Deve as instituições de educação infantil favorecer a construção da autonomia, da criticidade, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceitos rumo à formação do cidadão”

Mesmo sendo um direito de todas as crianças, o brincar muitas vezes tem sido reduzido na vida delas tirando a eficácia do seu direito adquirido,e com base nas disciplinas estudadas neste semestre veremos a seguir o que é uma brinquedoteca e o porque ela proporciona estes momentos de aprendizagem sendo uma necessidade nesta fase escolar,que tem influência por toda a vida.

DESENVOLVIMENTO

Brinquedoteca é um local privilegiado voltado a educação infantil,é um ambiente especial,alegre,criativo,colorido o local estimula o desenvolvimento global das crianças e permite que seja desafiante, que permite que as crianças exerçam seu direito de brincar e colabora na formação dos professores através de estudos e vivências com a comunidade”

Além de favorecer o desenvolvimento da criança, o tempo em que a criança brinca, na brinquedoteca escolar, também pode ser um tempo valioso para o professor observar o grau de interação e desenvolvimento de cada criança.

O ato de observar, como enfatiza Freire (1996) é uma qualidade que deve ser exercitada pelo professor, por possibilitar conhecer o aluno e a realidade em que ele se encontra, assim, observar a criança na brinquedoteca permite, ao professor, conhecer a criança em relação ao seu movimento (tipos e qualidade), postura, objetos que manipula e como manipula, espaços que ocupa e a maneira como ocupa, tempo que leva para realizar cada atividade, entre outros (SANCHÉZ ET AL, 2003), possibilitando avaliar se as crianças apresentam o desenvolvimento esperado para sua idade.

Os dados coletados pelo professor, enquanto as crianças brincam de forma espontânea e livre na brinquedoteca, possibilitam a avaliação do grau de desenvolvimento de cada uma e a retomada, durante o planejamento de ensino, de atividades que favoreçam o avanço no desenvolvimento das mesmas, pois “o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento... é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento...” (OLIVEIRA, 2003, p.56).

O brincar é uma das formas mais peculiares de expressão das crianças desde muito pequenas. É por meio do brincar que ela expressa seus desejos, fantasias, saberes e fazeres. Todas as crianças têm o direito ao brincar garantido em instrumentos legais de âmbito nacional e internacional, tais como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90.

Precisamos pensar o quanto nós, adultos, temos respeitado, valorizado e contribuído para garantir esse direito nos espaços familiares, em instituições educacionais e diferentes espaços públicos e privados.

Para que o tempo do brincar cotidianamente seja entendido como essencial, é importante considerá-lo enquanto expressão infantil altamente significativa para o desenvolvimento integral das crianças. Brincando elas mobilizam e ampliam habilidades, como as sociais, afetivas, cognitivas e motoras que, certamente, influenciarão o desenvolvimento do pensamento, da linguagem, da imaginação e da criatividade.

Ao brincar as crianças negociam, fazem escolhas, opinam, se encantam, se alegram e aprendem a conviver com as diferenças. Logo, elas vivenciam a solidariedade, a alegria, a justiça, as regras e responsabilidades, fundamentais para o seu desenvolvimento afetivo, ético, político e moral.

Neste sentido a brinquedoteca vem proporcionar um espaço para o jogo e a brincadeira ser tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, mostra o jogo como uma ação que se processa existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado, e o brincar como coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade, possibilitando a criança usar sua criatividade.

As crianças dotam de um direito reservado na Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembléia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959. Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.,e mesmo ,sendo direito garantido por lei os governantes não tem dado tanta importância pois foram poucos os CMEIS que encontramos brinquedoteca.

A brinquedoteca é entendida enquanto espaço que tem como finalidade o resgate das brincadeiras, possibilitando o brincar pelas crianças, momento em que uns compartilham com os outros momentos de alegria (GRAJEW, 1998).

Segundo entrevista com uma aluna de nove anos eles se sentiriam bem tendo um espaço onde eles pudessem brincar com a inocência de antes, pois isso implica voltar a hábitos hoje esquecidos eles imaginam brincadeiras de cordas,jogos ,quebra-cabeças,xadrez,damas e outras que faz a alegria das crianças,

Conforme se observa, brincadeira, ludicidade, local agradável e espaço que proporciona alegria são palavras e frases sempre associadas à brinquedoteca. Buscando uma associação da brinquedoteca com outro espaço, Bom tempo (1990) afirma que a brinquedoteca é um local que possui um conjunto de brinquedos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com