TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Dissertações: Necessário Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo: Determinação do volume do reagente e preparação da solução quantitativamente correto.

Materiais utilizados:

Balão volumétrico

Balança analítica

Funil

Bureta

Carbonato de sódio

Ácido Clorídrico p.a

Introdução:

O carbonato de sódio é um composto básico, o que significa que ele gera íons hidróxido (OH-) quando dissolvido em água. O ácido clorídrico, por sua vez, é ácido, o que significa que libera prótons (H+) quando dissolvido em água. Quando combinados, uma solução aquosa de carbonato de sódio e ácido clorídrico gera uma reação ácido-base. Os químicos se referem a este processo como uma neutralização e o usam para determinar a quantidade de ácido ou base em uma variedade de amostras.

Carbonato de sódio

O carbonato de sódio (também conhecido como barrilha ou soda) é um composto iônico solúvel em água representado pela fórmula Na2CO3. Químicos o classificam como iônico porque ele contém íons metálicos positivos (íon sódio, Na+) e um íon poliatômico negativo (íon carbonato, (CO3)2-). Na água, ele se separa em seus respectivos íons em um processo conhecido como dissociação. O íon carbonato é responsável pelo comportamento básico do carbonato de sódio, porque ele gera íons hidróxido extraindo um próton de duas moléculas de água: (CO3)2- + 2 H2O > H(CO3)1- + OH- + H2O

Ácido clorídrico

O ácido clorídrico (também conhecido como ácido muriático) é um ácido forte cuja fórmula química é HCl. A designação de ácido forte resulta da dissociação completa do HCl em prótons (H+, a espécie responsável pelo comportamento ácido) e íons cloreto (Cl-) quando na presença de água.

Química do ácido-base

Quando ácidos e bases se combinam, eles produzem um sal (um composto iônico) e água. No caso do carbonato de sódio e ácido clorídrico, o sal produzido é o cloreto de sódio, e a água resulta da decomposição do ácido carbônico (H2CO3). Isto pode ser representado por um processo de duas fases, a primeira sendo representada por: 2 HCl + Na2CO3 > 2 NaCl + H2CO3. O segundo passo é a decomposição do ácido carbônico em água e dióxido de carbono: H2CO3 > H2O + CO2. A reação global pode, portanto, ser representada por: 2 HCl + Na2CO3 > 2 NaCl + H2O + CO2

Titulação

A titulação se refere a uma técnica analítica na qual a concentração (quantidade de substância por mililitro de solução) de uma substância é determinada. Geralmente, isto envolve um reação química na qual o titulante (uma solução cuja concentração é conhecidade forma exata) é colocada em um cilindro de vidro chamado bureta, que é capaz de determinar volumes de líquidos com grande precisão. O analito (a substância sendo analisada) é, geralmente, colocado em um frasco ou béquer embaixo da bureta. O titulante é, então, adicionado ao analito até que a reação se complete. A determinação de quando a reação se completa normalmente requer a adição de um indicador ao analito. O indicador é um composto que muda de cor quando uma pequena quantidade de titulante que não reagiu está presente no frasco.

Procedimento experimental:

Parte 1

Preparação do HCL 0,100 mol.L-1.

Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 500 militros de soluçaõ 0,100 mol.L-1 sendo então 4,17 ml. Nas dependências da capela pipetou-se 4,17 ml de ácido clorídrico concentrado e transferiu-se para um balão volumétrico de 500 mililitros, contendo ½ volume de água destilada ,completou-se o balão volumétrico com água destilada até o menisco e homogeneizou-se a solução.

Parte 2

Padronização HCL 0,1000 mol.L-1.

Em um erlenmayer de 250 militros pesou-se na balança analítica 0,1139 g de carbonato de sódio.Com o auxilio de uma proveta adicionou-se 40 mililitros de água destilada e dissolveu-se todo o sal e adicionou-se 4 gotas de metil-orange.

Preencheu-se a bureta com a solução de carbonato de sódio(NCL) e foi feita a titulação. Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração avermelhada. Sendo então utilizado 20,7 ml de HCL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com