TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Need For Touch E As Diferenças Culturais

Monografias: Need For Touch E As Diferenças Culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

NEED FOR TOUCH E AS DIFERENÇAS CULTURAIS

Entre 1940 e os anos 60 o marketing estava focado nas caracteristicas intrínsecas dos produtos, o consumidor dava especial atenção ao preço, à qualidade e às características do produto. A partir dos anos 70 iniciou-se a o desenvolvimento do conceito da marca, as empresas dão mais importância à criação de uma imagem que marcasse a mente do consumidor, deveria ser um produto diferenciador importante . As empresas perceberam que a marca era cada vez mais um papel fundamental na venda do produto e surge assim a necessidade das empresas construirem novos formas de ligações, de modo a que o consumidor consiga uma ligação à marca duma forma inesquecivel. Surge então o conceito de Marketing experimental, que se manifesta através de experiências físicas e emocionais que incidem sobre a experiência do consumidor e naquilo que ele sente (explorando os cinco sentidos), no fundo pretende-se que a marca transforme o produto num veículo de experiência dirigida ao consumidor, utilizam eventos, campanhas, de modo a proporcionar experiências com a marca. No Marketing experimental integra se o Marketing Sensorial, este envolve pensar ou sentir (5 sentidos- Olfato, Audição, Visão, Tato e Paladar), onde utiliza uma interacção entre o consumidor e o produto ou serviço, de modo a valorizar as características da marca e tornar mais forte a relação com o consumidor final; pretende no fundo a ligação dos consumidores à marca de forma pessoal e inesquecível.

È neste ponto que me vou focar, nomeadamente no que diz respeito ao tato, donde surge o conceito Need For touch.

No conceito Need for touch os consumidores procuram tocar os produtos para preencher uma lacuna, na obtenção de mais informação do produto e também na análise física. Neste dominio o toque pretende no fundo eliminar a dúvida e avaliar a qualidade e durabilidade. No estudo deste conceito considera-se que as pessoas assim como os produtos diferem quanto à necessidade do toque e analisam assim a sua necessidade de tocar (Need for touch) influencia também a confiança e avaliação do produto na venda, na sua qualidade e no risco com a compra.

Muitas pessoas não compram os produtos sem primeiro os tocar, pois acreditam que issso garante mais informação e reduz assim a incerteza na compra.

Esta necessidade de toque foi associada com dependência e interdependência na tomada de decisão e quando o consumidor tem maior necessidade de toque, a motivação para fazer compras experimentais desempenha um papel muito importante sobre a motivação impulsiva.

Todo o contacto com produtos, pessoas e componentes em ambiente de compras envolve , além da resposta física , uma resposta fisiológica .

A escala definida por Peck e Childers sobre a Need for Touch, define como preferência a extração e uso de informação obtida através do toque. Os indivíduos com um nível mais elevado na escala têm dificuldade e menos confiança no ato da compra quando o toque está ausente. Quando as pessoas com elevado “Need for touch” não podem tocar o produto, tornam-se frustrados e perdem a confiança no julgamento do produto.

O tato é um dos sentidos mais importantes mas não pode ser usado no cana de vendas que é a internet, o que pode limitar a intenção de compra online.

Existe assim uma relação negativa com as compras por esta via e a importância dada pelos consumidores ao toque nos produtos antes da compra, a necessidade de tocar afeta tanto a atitude em relação ao produto como o próprio comportamento no ato da compra.

A atitude em relação ao produto pode depender diretamente da possibilidade de o comprador, tocar o produto e experienciar um retorno sensorial. A necessidade de tocar o produto antes da compra pode ser o fator determinante entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com