TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamentos Culturais

Dissertações: Comportamentos Culturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais

Professora: Maria do Socorro

Caso concreto: 3

Questão discursiva:

Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: Sobre meninos e meninas “Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica” (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33).

1 - Os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique sua resposta.

R- Não. As tendências são adquiridas a partir do momento que são inseridos numa sociedade, que trará para ambos influencias e exemplos que determinarão certos comportamentos.

2 - “Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos pré-concebidos”. Seria, portanto, errado afirmar que a cultura estabelece os padrões dentro dos quais as aptidões e a personalidade de meninos e meninas se desenvolverão. Justifique sua resposta.

R- Sim. A cultura e a socialização determinam alguns comportamentos, não todos, sendo que as aptidões e personalidade não são adquiridas em sociedade e sim é algo que já nasce com o ser humano. São características próprias de cada um.

Questão de múltipla escolha:

Considere as afirmativas a seguir:

I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir.

II- Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica.

III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais.

IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.

Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico:

A) I e II

B) I e III

C) II e IV

D) I e IV (CORRETA)

E) I, II e IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com