TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nefrolitíase

Tese: Nefrolitíase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Saúde do Adulto

Tema: Nefrolítiase

Alunos:

Adriana Batista

Fabiana Menezes

Fabiana Adão

Marta Regina

Priscila Aparecida

O que é a Nefrolitíase?

O calculo renal, ou pedras nos rins, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras. Sobre condições normais, a urina contém substancias que previnem a formação dos cristais. Entretanto, esses inibidores podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos.

Quais as causas?

Os principais fatores que causam a nefrolitíase (pedras nos rins) são: elevados níveis urinários de cálcio, oxalato, e ácido úrico. Isto pode ocorrer em consequências de uma dieta rica nesses elementos. As anormalidades do metabolismo também exercem um papel no desenvolvimento de cálculos, assim como a diminuição de inibidores na urina de pedras no rim. O citrato e o magnésio, que se encontram normalmente na urina, melhora esta função. a diminuição dos níveis dessas substancias leva a formação de pedras. Outro fator de risco é a ingestão inadequada de líquidos, o que resulta em urina concentrada, que é um dos principais fatores da formação de pedras.

Quais os sintomas?

A dor intensa é o principal sintoma da nefrolitíase (cálculo renal ou pedras nos rins), sendo que ela inicia com a movimentação da pedra no trato urinário, o que causa irritação e obstrução. A dor aguda surge no dorso ou abdômen inferior, causando palpitação, vômito e náusea. Após algum tempo, a dor pode chegar á virilha. Devido a contração, a dor continua se a pedra for do ato de urinar. Febre e calafrio podem acompanhar os sintomas devido a uma infecção que normalmente ocorre junto ao aparecimento do cálculo renal.

Como é feito o diagnóstico?

• O diagnóstico pode ser feito através do exame de sangue e urina;

• Tomografia computadorizada na região abdominal;

• Ressonância magnética abdominal ou dos rins;

• Radiografia abdominal;

• Ultrassom dos rins

Tratamento

Em geral os cálculos renais que são pequenos saem sozinhos. O tratamento varia de acordo com o tipo de cálculo e a gravidade dos sintomas. As pessoas com sintomas graves talvez precisem ser hospitalizadas. Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor de expelir os cálculos (cólica renal). Para dores graves, pode ser necessário tomar analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno. O médico também pode prescrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com