TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação

Projeto de pesquisa: Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Este desafio tem a finalidade de registrar a nossa trajetória no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na disciplina Técnicas de negociação em educação a distância, ministrada pela professora interativa: Cristiane Vinholi de Brito e o professor local: Aber Hilton Vizoto Galhardo.

Neste desafio exponho de maneira clara todo o processo de aprendizagem, meus erros, acertos e incertezas, além dos aspectos que considerei relevante, as discussões, questionamento e, sobretudo, momentos riquíssimos de aprendizagem que me permitiu refletir profundamente sobre o ato de negociar, visando obter melhores resultados através de uma relação duradoura, explorada através do conhecimento dos fatores condicionantes da negociação, a ética, os aspectos estruturais de uma abordagem sistêmica, as qualidades e características dos negociadores e como se faz necessário analisar as nossas experiências subjetivas e a do outro negociador.

RESUMO.

Podemos afirmar que a negociação está presente em diversas situações no nosso dia-a-dia. Seja em nossa vida pessoal e profissional.

A todo o momento nos deparamos numa situação onde estamos negociando sem ao menos perceber. Seja em uma discussão com um amigo, no trabalho, uma conversa com o parceiro, e outros. Lembrando que a boa comunicação é o fator mais importante de uma negociação.

A palavra negociação que significa: a ação de realizar negócios vem do latim: negótio. Negociação é um conceito em continua formação relacionado a satisfação de ambos .

Com o tempo o conceito negociação mudou, no passado era focado mais em resultados momentâneos, atualmente está voltado para o relacionamento duradouro e continuo.

Existem três fatores diferenciais competitivos do séc XXI a negociação, persuasão e o relacionamento.

Podemos definir um processo de negociação como um sistema de transformação, utilizando as ENTRADAS e SAÍDAS.

Entradas e Saídas, podem também serem chamadas de abordagem causal, ou visão sistêmica como o processo, ressaltando que são itens que compõem o “ sistema de negociação “ .

A negociação deve ser conceituada como um somatório de todos esses aspectos conforme ela é encontrada, um ou outro aspecto sempre será mais relevante no contexto. Por isso o bom negociador, deve conhecer todos os elementos para saber lidar com a outra parte.

Toda vez que falamos de transformação na negociação, estamos relacionando as entradas como as possíveis saídas. Por meio desses dois elementos é possível identificar os prováveis objetivos que geram o ganha-ganha.

Para simplificar podemos dizer que as entradas são os “estímulos” ou seja, impulsos iniciais de uma negociação. As saídas são as “respostas” ou seja, o produto final da negociação o acordo, a solução de um conflito e as relações duradouras.

Em qualquer situação haverá três variáveis básicas que servirão para influenciar o processo, essas variáveis são: poder, tempo e informação.

O poder em si tem uma conotação negativa para muitas pessoas por ser utilizada de uma forma manipuladora, dominadora e coercitiva, o poder pode ser entendido como habilidade de influenciar situações e pessoas.

Existem dois tipos de poder, os pessoais e os circunstanciais. Pessoais: Poderes inatos presente em qualquer situação, independente do papel desempenhado. Circunstanciais: enfoca a situação, no momento o tipo da negociação e influencia do meio nessa situação.

O tempo é extremamente importante para o sucesso da negociação, deve ser o ponto de apoio para projetar o negocio e satisfação dos envolvidos. O limite do tempo é determinado por quem negocia, o poder e o tempo estão relacionados, pois quem tem poder, consequentemente determina o tempo.

Informação, ela é a questão central no processo de negociação, quanto mais informações obter maior a probabilidade de sucesso.

Após todas essas questões podemos chegar ao feedback que é também, uma ferramenta utilizada nas saídas. Pois o feedback nada mais é quando a outra parte compreende a mensagem transmitida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com