TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação

Trabalho Universitário: Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 8

PERGUNTA 1

1. Em dezembro de 2007, o Governo de Israel, ao mesmo tempo em que tocava as negociações de paz entre israelenses e palestinos, teria feito uma incursão no sul de Gaza, com ataques que mataram pelo menos três milicianos da Jihad Islâmica e deixaram outros quatro feridos. Poder-se-ia dizer que, em sendo verdade tais acusações, Israel se posicionava como um negociador:

a. Reflexivo e afetivo.

b. Reflexivo e racional.

c. Afetivo e pragmático.

d. Pragmático e racional.

e. Racional e afetivo.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. Mesmo quem nunca visitou a Espanha, conhece a rivalidade existente entre catalães e madrilenos, dado que os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.

Plácido Domingo é madrileno. José Carreras é catalão. Devido a questões políticas, em 1984, Carreras e Domingo, tornaram-se inimigos. Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só atuariam em determinado espetáculo se o adversário não fosse convidado.

Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o seu rival, Plácido Domingo: foi surpreendido por um diagnóstico terrível: leucemia. A sua luta contra o câncer foi muito difícil, tendo-se submetido a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente até aos Estados Unidos. Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos, dilapidaram as suas finanças. Quando não tinha mais condições financeiras, teve conhecimento da existência de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia.

Graças ao apoio da fundação "Formosa", Carreras venceu a doença e voltou a cantar. Voltou a receber os altos cachês que merecia, e resolveu associar-se à fundação. Foi ao ler os seus estatutos, que descobriu que o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação, era Plácido Domingo. Depressa soube que Domingo tinha criado a fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu "inimigo”.

O mais comovente foi o encontro de ambos. Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madrid, Carreras interrompeu a atuação deste, subindo ao palco e humildemente, ajoelhou-se a seus pés, pedindo-lhe desculpas e agradecendo-lhe publicamente. Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma grande e bela amizade.

Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo, porque criara a fundação "Formosa", num gesto que além de ajudar um "inimigo", ajudava também um dos únicos artistas que poderiam fazer-lhe concorrência. A sua resposta foi curta e definitiva: “Porque uma voz como aquela não poderia perder-se”.

Perante a questão ética, qual deve ser a interpretação dada à frase: “se os fins justificam os meios, os meios definem os fins”.

a. Para fins éticos, a qualidade das causas garante a validade de uso de quaisquer meios para alcançá-las.

b. De nada adianta se definir como fim uma causa boa, se para tal usamos meios que são qualitativamente incompatíveis com a causa.

c. A ética deve ser orientada para o resultado final das ações, que devem ser o princípio e o fim da avaliação de toda e qualquer ação.

d. Não há como julgar os meios (ações) em contraposição aos fins (estados estáticos) porque suas qualidades os distinguem e compensam.

e. Existe uma lógica que separa claramente meios e fins e a associação entre eles não é recíproca.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. Carlos era considerado um funcionário exemplar: sempre atento às normas da empresa, cumpridor rigoroso de horários, perfeccionista na elaboração de relatórios etc. Alguém que sempre se movia pelos ditames da empresa. Até hoje isso era visto como um símbolo da perfeita postura corporativa. No entanto, ultimamente os resultados de suas articulações com parceiros fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com