TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação

Trabalho Universitário: Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

1. Em que momento do século XX surgiu a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) e quem foi seu precursor? (p.8)

R: Surgiu em 1930 quando o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy percebeu que a ciência tratava muitos problemas de maneira fragmentada, que exigiam uma abordagem mais ampla e holística. Para ele, a tecnologia e a sociedade se tornaram tão complexas que as soluções tradicionais não mais conseguiam ter êxito. Nesse novo cenário, tornava-se fundamental considerar a abordagem sistêmica para alcançar resultados satisfatórios.

2. É correto afirmar que as ideias de Bertalanffy atraíram a atenção de vários profissionais e pesquisadores? Explique. (p. 9).

R: Sim, as ideias de Bertalanffy logo atraíram a atenção de vários profissionais e pesquisadores de diversas áreas e especialidades, como o economista Boulding, o psiquiatra e psicólogo Miller, o bacteriologista Ashby, o matemático Rapoport, o sociólogo Buckley e o cientista político Easton. Boulding, particularmente, teve uma especial contribuição na criação e consolidação da TGS, pois esse economista chegou à mesma conclusão de Bertalanffy sobre a questão da interdisciplinaridade da TGS.

3. Dentro das definições mais correntes, como podem ser identificados os sistemas? (p. 10).

R: Dentro das definições mais correntes, os sistemas são identificados como conjuntos de elementos que guardam estreitas relações entre si, que se mantêm ligados direta ou indiretamente, de maneira mais ou menos estável, e cujo comportamento, de um modo geral, persegue algum tipo de objetivo. Esses sistemas se estruturam basicamente em sistemas fechados e abertos.

4. Cite alguns aspectos primordiais da administração que receberam influência das ideias da Teoria Geral dos Sistemas.

R: São eles:

Homem funcional: diferentes variáveis interferem nos papéis pelos quais as pessoas se relacionam dentro de uma organização, como as variáveis organizacionais, de personalidade e interpessoais;

Conflitos de papéis: as pessoas não agem em função do que são, mas em função dos papéis que representam;

Incentivos mistos: conforme a integração específica de seus grupos ou subsistemas, a empresa deve encontrar o melhor equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários, visando à obtenção do melhor desempenho por parte dos seus empregados.

Equilíbrio integrado: para a formação do sistema empresarial, é necessária a integração de diversos subgrupos, sendo que qualquer ação exercida sobre uma unidade da empresa afetará todas as outras.

5. Como a abordagem sistêmica define a empresa? (p. 11).

R: A abordagem sistêmica define a empresa como um sistema composto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizado de maneira a produzir um todo unificado.

6. Quais são as cinco considerações básicas relativas ao pensamento sistêmico? (p. 11).

R: Existem cinco considerações básicas relativas ao pensamento sistêmico. São elas:

• Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com