TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação- Gestão Publica

Dissertações: Negociação- Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDADE DE PASSO FUNDO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO

JUSSARA SBALCHIERO RA 6723313728

RESUMO DESEMVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISIONAL

Tutor Presencial : Marcelo Sbaraine

PASSO FUNDO

2013

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

CAP 1

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?

O objetivo deste capítulo é levantar reflexões sobre o homem em face de mudanças do mundo contemporâneo, para estimular os estudantes ao exercício da visão de mundo, desenvolvendo- lhe a capacidade de perceber as mudanças e seus impactos e a e agir neste cenário.

Mas o que é visão de mundo, embora compartilhamos um mundo comum, as formas de recebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra ( RHTHMANN e COOPER, 2009).

Buscar um novo emprego, por exemplo, pode ser percebido como um grande desafio e motivação para um profissional, enquanto que, para outro, pode representa e ameaça, insegurança e desconforto.

A visão de mundo nos faz ressignifcar o passado, entender o presente e projetar e predizer o futuro. O ato de Projetar ou Prever é diferente do ato de Predizer.

Cada um de nós tem a sua própria visão de mundo. O que seria do mundo se todos nós pensássemos e agíssemos da mesma forma? As divergências possibilitam múltiplos olhares de um fenômeno.

Visão de mundo: pessoal, meio em que está inserido, passado(experiencias anteriores), presente (entendimento), futuro( projeção).

Visão sistêmatica: conjunto de elementos individuais que se relacionam, que compõem o mesmo sistema e afetam o desempenho das partes. Exemplo: corpo humano

Visão holística: percepção da realidade como um todo.

.GLOBALIZAÇÃO

A globalização é o conjunto de mudanças de ordem econômica, financeira e politica, que integrtam os mercados mundiais. Um exemplo de globalização de mercados você percebe quando vai fazer compras de produtos originarios de vários países.

O DESEMVOLVIMENTO DA CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

A evolução tecnologica está melhorando a qualidade de vida das pessoas mais do que em qualquer momento histórico passado (WEBACH,2010).

As quatro principais áreas de estudo da ciência e da tecnologia, na sua atualidade, são:

a) Nano- nanotecnologia – materiais e maquinas em escalamuito, muito pequenas.

b) Bio – biotecnologia, incluindo análise de gens e proteínas;

c) Info- tecnologia de informatica

d) Cogno- ciência cognitiva, neurociência.

SUSTENTABILIDADE

A verdadeira usutentabilidade define-se por meio de quatro componentes, já nestrapolados do dominio eminentemente empresarial: social, ecônomico , ambiental e cultural ( WEBACH,2010 pp. 8-9).

VISÃO DE MUNDO E VALORES

Nossa visão de mundo é afetada por valores. Valores são a base na formação das atitudes e preferencias pessoais e estão entre caracteristicas mais duradouras e estáveis das pessoas. Os valoes e crenças e principios que orientam a vida de pessoas, organizações e países (ROTHMANN E COOPER, 2009).

MUDANÇAS, TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO

Mudar significa deixer uma situação conhecida, à qual já estavamos acostumados, para uma nova situação , quae até pode nos causar desconforto e insegurança.

A transformação é uma mudança irreversivel que ceia algo novo.

Inovação qualquer mudança que crie valores.

Os seres humanos são por natureza, seres sociaise ,por isso, não conseguen viver sozinhos.

CAP 2

O MUNDO DO TRABALHO

CONCEITO DE TRABALHO

Estudos antropológicos relatam que já na pré-história havia uma organização e divisão do trabalho. Desde então, o trabalho sofreu grandes mudanças.

O trabalho é tido como fundamental na vida humana, está em constante desenvolvimento.

2.1 MERCADO DE TRABALHO: EVOLUÇÃO E CONTEXTO

Busca de excelência, exigência por qualidade e melhorias contínuas resultaram em profundas alterações nas formas de produção.

Para compreender o mercado de trabalho atual é preciso dedicar-lhe um olhar macro e considerar múltiplas facetas.

Até a década de 1980 só havia duas ou três marcas de um determinado produto, no mercado, os consumidores obrigatoriamente se dividiam entre elas e assim as empresas permaneceram estáveis e lucrativas por décadas.

Algumas mudanças criaram um mercado de forte concorrência mundial, em que a briga por espaço e a procura por menores custos de produção tornam-se, por vezes, desleais.

MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO

Hoje, as exigências e preferências de cada cidadão podem ser atendidas, pois existe uma infinidade de organizações pensando em como realizar os seus desejos e superar suas expectativas enquanto consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com