TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações

Tese: Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Etapa 2)

São vários fatores que define uma boa negociação, dentre eles, o processo de comunicação eficiente que será a principal porta de entrada dentre os lados da negociação, já que para se dar a negociação é necessário que o processo seja bilateral, outro item indispensável, é o conhecimento do processo principalmente o conhecimento do que está sendo negociado, não deixando de lado o conhecimento tácito de cada individuo envolvido diretamente na negociação, para isso, é preciso ser habilidoso, flexível, ter visão ampla do processo e usar de criatividade para se alcançar o que se pretende, que é um resultado positivo, priorizando à satisfação de ambos as partes da negociação.

Introdução

Em diversas ocasiões de nossas vidas utilizamos a negociação, e no âmbito organizacional não seria diferente, no ramo empresarial as negociações visam concluir satisfatoriamente o objetivo pré- disposto, que é a efetivação do acordo de negociação.

Assim, traçado um ou mais objetivos, que podem ser ideais que é aquele onde a outra parte aceita o que foi pedido, ou realistas que é onde ambas as artes permanecem resistentes, mas acabam chegando a um acordo levando em conta as prioridades de ambos os lados.

Para que a negociação aconteça também é preciso ter ciência de que ambas as partes tem que sair com total satisfação da mesa de negociação, sem esquecer que, nunca haverá negociação baseado no principio perde/ ganha, ou será ganha/ ganha ou perde/ perde, por isso, a importância da definição prévia de objetivos, do que se quer e quanto poderá ceder para alcançar o objetivo e assim chegar ao acordo final.

Desenvolvimento

Para se dar a negociação, tem- se que procurar entender quais são suas necessidades, para isso, é primordial que se liste quais são seus reais interesses? Se com o acordo suas expectativas serão atendidas quanto ao seu interesse? Ou serão ao menos amenizadas?

Com isso, o negociador se adequará as expectativas lançadas, afim de suprir os interesses da outra parte, buscando assim a satisfação do oponente, lhe dando o que ele almeja e necessita.

Entretanto, não pode deixar de salientar que poderá existir um conflito entre os lados, então ao invés de acalorar- se negativamente a negociação, deve-se manter a calma e buscar caminhos para cessar os conflitos, e muitas vezes a solução é encontrada dentro dos próprios interesses de ambos os lados, onde se identifica uma forma de complementar os interesses da outra parte, assim agregando soluções para ambos os lados ficarem satisfeitos.

Também há necessidade, de levar em consideração o objeto da negociação, enfatizando as fronteiras, existentes ou não dentro do processo, buscando, manter- se a percepção daquilo que se busca da oura parte, em relação do objeto.

Não se pode deixar de citar que é expressamente necessário viabilizar a argumentação, pois trata- se de um item indispensável, a argumentação que causa mais impacto dentro de uma negociação é a que fornece a moeda de troca, pois é o que mostra a outra parte o que lhe interessa, a argumentação é um dos pontos mais importantes, já que é ela que desenvolve os conflitos de forma ampla e os transformando em barreiras vencidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com