TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações

Tese: Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Negociação é um processo de comunicação bilateral onde busca-se o entendimento e satisfação entre as duas ou mais partes o que nem sempre é possível. neste trabalhos vamos tentar apresentar o conceito e mostrar como deve –se conduzir uma negociação.

Negociar é uma arte e, por isso, requer treinamento e aprimoramento. Até mesmo para aprender a controlar as emoções, de modo que não abalem o raciocínio e atrapalhem o seu planejamento. Muitas vezes, achamos que a negociação só começa quando encontramos a outra parte para dar início às conversas que levarão ao acordo. Mas, na verdade, para que o acordo seja alcançado e atenda às nossas expectativas, precisamos fazer um longo “dever de casa”. A negociação é um processo composto por etapas. Neste processo é muito importante que a comunicação entre as partes seja eficaz, reduzindo-se significativamente as chances de má interpretação.

Desenvolvimento

Hoje em dia a maioria das pessoas tem diferentes conceitos de negociação, que vão desde obter uma resposta positiva, ou no fato de se saber usar a informação e o poder que a mesma gera e chegam até a tomada de decisão para se otimizar interesses. Negociação também é entendida como um processo de comunicação que se desenvolve quando queremos algo de uma outra pessoa. Note-se que, em todos esses conceitos, o comportamento mais marcante é o de conquista, o de persuasão da outra parte.

Hoje, podemos dizer que a negociação é encarada como uma habilidade, que, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática.O conceito que, de nosso ponto de vista, caracteriza a negociação como uma habilidade a ser treinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.

A bem da verdade, o processo de negociação deve contemplar a busca da mútua satisfação. Mais do que o simples resultado da negociação, o que importa é existe a possibilidade de uma negociação conduzir a soluções que comportem ganhos para as diferentes partes envolvidas e o quão gratificante ela foi em termos de realização pessoal e de melhoria das relações, além da possibilidade de se estabelecerem laços de respeito mútuo.

Independentemente de quem ou do que priorizar no processo de negociação, o mais importante e praticá-lo. Só a prática permitirá que alcancemos o estado de arte, pois as técnicas de negociar e as táticas a serem utilizadas, todas elas são fruto da experiência do dia-a-dia em qualquer situação da nossa vida.

Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui as entradas (as influências às quais a negociação está sujeita), o processo em si (a negociação propriamente dita) e as saídas (resultados da negociação).

Negociação é um processo, ou seja, um conjunto de etapas. A primeira é a preparação. Para nos prepararmos bem temos que ver a situação pela nossa ótica e pela do outro negociador.

Considerações finais

Para se efetuar uma negociação com sucesso devemos estar preparados. Depois de definir as etapa da negociação estabelecida após a negociação, devemos levar em conta também os interesses e objetivos do outro, prever possíveis obstáculos ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com