TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações

Projeto de pesquisa: Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL

1° SEMESTRE

Juazeiro – BA

2014

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

Técnicas De Negociação;

Comportamento Organizacional.

Tutor:

Prof. Carlos Eduardo de Azevedo

Equipe:

Leandro Correia De Lima – RA: 9904015059

Charles Pinheiro De Souza – RA: 8901995269

Viviane Matos Diniz – RA: 8526929988

Elizabeth Vieira de Souza– RA: 9135256867

Samara da Silva Almeida – RA: 8983204723

Juazeiro – BA

2014

Introdução

A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos.

Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios. Uma boa negociação e aquela que e feita de forma sistêmica, baseada nos princípios da ética e organização, onde não há um vencedor e a satisfação contempla todos os envolvidos. E neste trabalho traremos uma negociação feita objetivando a liberação da construção de um empreendimento meio a dificuldades surgidas de um publico conservador que também será beneficiado diretamente. Veremos também as estratégias e analise de perfil psicológico seguindo o modelo de Carl Jung;

Não devemos esquecer que negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

O profissional que é um habilidoso negociador só tem a ganhar. Ganha confiança, respeito e admiração dos diversos públicos com os quais se relaciona.

.

Problemática

Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.

Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, uma porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não.

Perfil dos Oponentes

Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique (restritivo)

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança, infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza a tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3º idade.

Estímulos a negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador – A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade ( confrontador)

Formação: Estratégia de negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivos: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável.

Estímulos a negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Resolvendo conflitos

Tendo em vista que em primeiro momento, os moradores do bairro de Baratinhas no interior de São Paulo não aprovaram a construção da gravadora Music, realizando até manifestos apoiando a não construção da gravadora. Foi inevitável que uma reunião fosse marcada para se conhecer os reais motivos que impediam a liberação desse empreendimento.

Procuramos o líder da associação de moradores que nos recebeu de forma muito hospitaleira e amigável:

Carlos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com