TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações salariais

Artigo: Negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Negociações salariais

Ao longo de vinte e sete anos e a cada governo, as negociações ocorreram de forma diferenciada. As diferenças surgiram com os gatilhos que eram acionados por contada da alta inflação e assim as negociações eram menos conturbadas no meio do funcionalismo, mas em contra partida os metalúrgicos criaram movimentos como se fossem verdadeira guerra entre povo e governo militar.

Por pressão dos empresários e políticos afins, o gatilho foi extinto e os reajustes foram desindexados do salário mínimo. Assim as formas de negociação foram se modificando de forma que se pudesse aproximar o máximo possível da realidade do momento político.

A mão de obra operária em nosso País era muito barata e assim as multinacionais se instalaram cresceram e permanecem até a data atual. Suas instalações físicas ocuparam áreas subsidiadas, por Estados e Municípios por períodos longos e tudo isso feito na tentativa de trazer emprego à região.

Sob uma ótica mais objetiva a nosso ver a melhor negociação é a individual, aquela em que o funcionário conhecedor de suas capacidades, competências e que também conhece as condições da empresa, seus objetivos e missões, tem as condições necessárias, para negociar um aumento, uma promoção de cargo ou algum benefício.

Para iniciar qualquer negociação, o negociador deve buscar conhecimento e entendimento do que vai ser negociado fazendo um planejamento.

Se a negociação for interna e com um funcionário que não está dando o melhor de si deve-se antes descobrir e entender qual é a causa, para o preparo da abordagem com o objetivo de chegar a um resultado que seja bom para ambas a partes.

É importante conhecer às necessidade da empresa, também saber se o funcionário está apto a elas. Para melhor negociação temos que ser felixiveis e um bom ouvinte,verificar se o seu trabalho está trazendo melhorias a empresa, analisar sua posição no mercado e se possível, seus objetivos futuros.

Isso significa que quanto mais informações e conhecimento o negociador obter, ele estará preparado para negociar, mesmo que haja alguma resistência no aceite.

Toda negociação tem valores éticos e o primeiro deles é o respeito, sem o qual qualquer negociação perde o foco e distancia o resultado desejado.

Segundo o livro A arte para o sucesso nos negócios de Bob Harvey, publicado pela Editora, Universo Dos Livros, afirma que os Fundamentos da Negociação esta embasado em três regras básicas e quatro critérios:

Regras:

1ª – Alguém possui algo que você deseja;

2ª – Compreender e ser compreendido;

3ª – Planejar o futuro.

Critérios:

1º. Sensatez – Uma negociação deve ser sempre, sensata, adequada e viável;

2º. Simplicidade – Uma negociação deve ser simples, eficiente e suave;

3º. Sustentabilidade – Uma negociação deve amparar e não prejudicar ou enfraquecer a relação entre as partes envolvidas;

4º. Satisfação – O resultado de uma negociação deve ser satisfatório e ir ao encontro das reais expectativas de ambas as partes.

Estas regras descritas acima nos faz compreender que uma negociação acontece todas as vezes que queremos algo que está em poder de outro. Que a compreensão e fazer-se compreendido são essenciais e que por tanto a comunicação é também algo importante. Que planejar o futuro é negociar de forma que os benefícios sejam duradouros.

Já os critérios nos fazem compreender que ser sensato é negociar o que pode ser negociável, e por tanto adequado para a negociação. Compreendemos também que simplicidade encurta o caminho e elimina a exaustão e aproxima o objetivo final. O critério sustentabilidade dá-nos a entender que uma negociação deve estar amparada na realidade e mantem ativa a relação entre as partes. Por fim a satisfação é o resultado da assertividade e objetividade na condução do que foi negociado e as reais expectativas dos dois lados foram sanadas e encontraram seus objetivos.

Segundo ainda Bob Harvey o negociador deve ficar atento à forma com que negocia e antes deve preparar os critérios para uma negociação fazendo alguns questionamentos, como demonstra o quadro a baixo.

O QUE SE DEVE SABER ANTES DE RELACIONAR

COM A OUTRA PARTE.

Sexo do negociador - Homem ou Mulher? Isso será vantagem ou desvantagem?

Status - Na organização ou na situação em que estão o negociador é superior ou inferior a você? Como agir em relação a isso?

Cultura – A cultura é similar? Há alguma questão nacional, religiosa, partidária, ou racial que pode afetar a conversa? Caso exista uma causa que afete a negociação seria melhor uma terceira pessoa para intermediar a negociação?

Formação Social e Educacional e linguagem materna comum. Se houver diferenças de nível social, educacional ou de linguagem, novamente procuraria uma terceira pessoa capacitada para a negociação?

Prazo – Os negociadores estão preparados para proceder a negociação? Caso atrase a negociação o que será afetado?

Local – Manter a negociação no próprio território ou não? Qual a significância para que cujo território possa se usado de forma vantajosa? É possível realizar a negociação em outro território?

Interesses comuns – Há áreas de interesse comuns? A outra parte está aberta a expandir a negociação? Deve-se explorar as possibilidades? A outra parte será levada ou persuadida a sair de uma posição fixa?

Como o quadro demonstra a negociação através de suas técnicas deve ter um preparo anterior através do estudo das possibilidades. Por tanto o estudo permite traçar estratégias que conduzam para a obtenção de um resultado satisfatório, ou perda do objeto negociado caso não houver um preparo.

Assim compreendemos que é possível haver acertos quando estudarmos previamente os fatores e valores embutidos em uma negociação, mesmo antes que ela venha a acontecer.

Embora existam muitos nomes para as técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com