TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neslté, matemática, economia e Recursos materiais

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  1.729 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

PÂMELA ANDRADE DE OLIVEIRA

RA 1625993

NESTLÉ S.A.

PIM II

 

SÃO PAULO

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA

PÂMELA ANDRADE DE OLIVEIRA

RA 1625993

NESTLÉ S.A.

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof.ª Mestra Cristiane Fontana

 

SÃO PAULO

2016

RESUMO

O objetivo do presente projeto é alinhar os conceitos estudados com as práticas organizacionais, a empresa escolhida foi a Nestlé S.A. presente nos segmentos de nutrição, saúde e bem-estar e tem sua sede no Brasil localizada em São Paulo. A metodologia utilizada para pesquisa foi a pesquisa bibliográfica. A base do PIM II é a matéria de matemática aplicada, onde serão analisados os resultados da empresa nos anos de 2014 e 2015 e qual seu impacto nas tomadas de decisões sobre investimentos no país, e a forma que a matemática se relaciona com o Recursos Humanos da empresa. Em seguida tem a matéria de economia e mercado onde é feito um estudo do panorama econômico-financeiro do pais e qual sua influência na tomada de decisão da empresa estudada, assim como o estudo das variáveis macroeconômicas e a forma que essas variáveis afetaram a Nestlé. Em recursos materiais e patrimoniais será realizado um levantamento sobre os recursos da empresa, informações sobre investimentos no Brasil que podem expandir seus recursos patrimoniais, assim como será mostrada sua cadeia logística e gestão de fornecedores. Relacionando sempre a teoria com a prática afim de fortalecer a aprendizagem.

Palavras-chave: Nestlé – PIM II – matemática – economia – recursos materiais

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. MATEMÁTICA APLICADA        

2.1 Matemática Financeira e os Resultados da Nestlé        

3. ECONOMIA E MERCADO        

3.1 Panorama Econômico-financeiro        

3.2 Variáveis Macroeconômicas        

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        

4.1 Gestão de recursos da Nestlé        

4.2 Cadeia Logística        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

        O presente projeto tem o objetivo de utilizar os conceitos estudados no ambiente acadêmico, relacionando-os com a prática organizacional, no caso, da Empresa Nestlé S.A., abordando as disciplinas de Matemática Aplicada, Economia e Mercado e Recursos Materiais e Patrimoniais, sendo assim o capítulo 2(dois) aborda a disciplina de Matemática Aplicada, o capítulo 3(três) aborda a disciplina de Economia e Mercado e o capítulo 4(quatro) aborda a disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais.

        A história da Nestlé (CORPORATIVO NESTLÉ, [201-?]a) começou efetivamente no século XIX no ano de 1866, na Suíça, com a empresa Anglo-Swiss Condensed Milk Company, fabricante do leite condensado Milkmaid, que hoje é conhecido no Brasil como “leite moça”. No ano seguinte os experimentos de Henri Nestlé a respeito de um alimento infantil à base de farinha de trigo e açúcar resultaram na criação do que hoje conhecemos como “Farinha Láctea Nestlé” o que marcou o início das atividades da companhia Nestlé no mundo. Henry Nestlé usou seu próprio nome como inspiração – “nest” que significa “ninho” em inglês – o ninho de pássaros simboliza uma fonte de alimentos.

        A Anglo-Swiss Condensed Milk Company e a companhia Nestlé foram fortes concorrentes por muitos anos, até se fundirem em 1905, quando surgiu então, a Nestlé & Anglo-Swiss Condensed Milk Company e em 1977 foi renomeada como Nestlé S.A.

        A Nestlé opera em 83 países (NESTLÉ, 2014a), e está presente no Brasil desde 1921, quando instalou em Araras – SP a sua primeira fábrica (CORPORATIVO NESTLÉ, [201-?]b).

        No Brasil a Nestlé atua nos segmentos de: biscoitos, cereais, cereais matinais, achocolatados, cafés, águas, culinários, chocolates, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição clínica, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar (NESTLÉ, 2014b). E tem sua sede em São Paulo na Avenida Dr. Chucri Zaidan, 246 na Vila Cordeiro.

        Estima-se que a empresa tenha mais de 20.000 (vinte mil) empregados diretos no Brasil, e conte com mais de 220.000 (duzentos e vinte mil) empregados indiretos (CORPORATIVO NESTLÉ, [201-?]c).

        Com o estudo dos conceitos aprendidos nas disciplinas e os dados disponíveis da empresa é possível desenvolver um trabalho analítico, aliando os conhecimentos teóricos com as práticas organizacionais.

        Para realização deste projeto foram feitas pesquisas na internet sobre a Nestlé, tanto no website da própria Nestlé, como em websites midiáticos de jornais e revistas, com o objetivo de verificar a adequação do que foi visto nas disciplinas com as práticas da empresa.

        Matemática Aplicada é a base do PIM II e no decorrer do projeto, usando os conceitos de Matemática Financeira, foram analisados os resultados das Receitas e do Lucro Líquido nos anos de 2014 e 2015 e como a Nestlé posicionou-se no Brasil em relação ao seu plano de investimento. E relacionando matemática com recursos humanos foi explanado o novo projeto da empresa que prevê a criação de 7.000 (sete mil) postos de trabalho nos próximos anos.

        Em Economia e Mercado foi analisado o cenário econômico-financeiro do país e as variáveis macroeconomias e a forma que a empresa foi afetada por esses dados, assim como quais medidas ela prevê para o futuro com um olhar otimista de crescimento no médio e longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (113 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com