TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicosulfuron Para Limpeza De Napier

Exames: Nicosulfuron Para Limpeza De Napier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 4

resolvi postar este trabalho da Patricia , do Nino e Marcos por entender a dificuldade que o produtor tem para encontrar herbicidas seletivos para um bom manejo da cultura do capim elefante.

Controle de plantas daninhas em campos de produção de sementes de pastagens: Efeito na produção e na qualidade

Por: Patricia Menezes Santos e Nino Rodrigo Cabral de Barros Lima e Marco A. A. Balsalobre

Postado em 02/01/2008

Em um intervalo de três décadas, o Brasil deixou de ser importador e passou a ser o maior exportador de sementes de plantas forrageiras, ocupando também o posto de maior produtor e consumidor. Segundo a ABRASEM – Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM, 2007), a quantidade de sementes de forrageiras tropicais comercializadas anualmente no Brasil está ao redor de 100.000 toneladas, com um valor bruto estimado em 100 milhões de dólares. São exportadas cerca de 5 mil toneladas de sementes por ano, principalmente para suprir os mercados da América do Sul e Central.

Nos últimos anos, aumentou a demanda por sementes sadias, de alta qualidade fisiológica, de baixo custo e livre de pragas, devido, principalmente, à maior exigência do mercado consumidor. Para atender a este mercado, a produção de sementes de forrageiras no país se transformou e hoje se constitui em uma atividade agrícola bastante especializada.

A presença de plantas daninhas nos campos de sementes é um dos problemas enfrentados pelos produtores. Ela pode ocasionar uma redução na produção, bem como também, na contaminação dos lotes por sementes destas invasoras. Uma das alternativas para contornar este problema é o controle das plantas indesejáveis por meio da aplicação de herbicidas seletivos. Martins et al. (2007) avaliaram a seletividade de herbicidas aplicados em pós-emergência sobre Brachiaria brizantha cv. Marandu e Brachiaria decumbens cv. Basilisk e seus efeitos na produção e qualidade de sementes dessas forrageiras.

Os autores tiveram como tratamentos a aplicação dos seguintes herbicidas: imazethapyr (100g/ha); chlorimuron-ethyl (15g/ha); nicosulfuron (50g/ha); bentazon (720g/ha); atrazine (3000g/ha), além do tratamento testemunha que não teve a aplicação de herbicida. Na Tabela 1 são apresentadas algumas espécies invasoras susceptíveis aos herbicidas avaliados.

Tabela 1. Plantas invasoras suscepitíveis aos herbicidas imazethapyr, chlorimuron-ethyl, nicosulfuron, bentazon, atrazine

Apesar das plantas de B. decumbens e B. brizantha apresentarem sintomas leves de fitotoxidez a partir de quatro dias após a aplicação de imazethapyr, clorimuron-ethyl, bentazon e atrazine, estes desapareceram 14 a 21 dias depois da aplicação. O herbicida a base de nicosulfuron, no entanto, provocou sintomas visuais de fitotoxidade até a última avaliação, realizada 28 dias após a aplicação (Tabela 2) (Martins et al., 2007). A aplicação de nicosulfuron também reduziu a produção de massa seca das plantas de B. decumbens e B. brizantha. A aplicação de atrazine, por sua vez, reduziu a produção da B. brizantha, porém não afetou a B. decumbens (Martins et al., 2007).

Tabela 2. Fitotoxidade (escala percentual de notas variando de zero = ausência de injúrias a 100 = morte das plantas) e produção de massa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com