TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Estrategico

Exames: Nivel Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

LANEJAMENTO ESTRATÉGICO- GESTÃO ESTRATÉGICA 1- CONSIDERAÇÕES :

O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em todas as organizações,esta ferramenta da administração, tornou-se a mola mestra para planejarmos. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das organizações.

Etimologicamente a palavra estratégia vem do grego , significa , a arte do geral, e também a arte do general, a estratégia procura dar ordem e não ambiguidade. De acordo com Amaru, Estratégia é a seleção dos meios para se realizar um objetivo e teve sua como origem situações de concorrência tais como guerras, jogos, e outros. Relatos de até mesmo antes de cristo, o filósofo grego Aristóteles falava que o objetivo da estratégia é a vitória. Porém, é na incoerência que a estratégia fertiliza, pois o planejamento estratégico direciona-se para as medidas positivas que uma empresa pode tomar ao enfrentar ameaças e se fazer valer das oportunidades encontradas em seu ambiente.

Afinal , o que é Planejamento Estratégico na Administração: trata-se de um instrumento mais flexível que o conhecido Planejamento a Longo Prazo. Uma peça-chave da estratégia é a seleção de características e medidas a serem consideradas tomadas.

É uma ferramenta que vai estimular, os administradores a pensar o que seria importante ou relativamente importante, e aprender a concentrar sobre assuntos relevantes da organização.

Um fator importante no uso do Planejamento Estratégico é o seu vínculo com a administração estratégica nas organizações. O planejamento estratégico não é isolado, ele deve estar no processo estratégico, pois só assim sua contribuição será importante na gestão administrativa para a obtenção dos resultados.

Outro fator importante é fazer a diferença entre “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” muitos profissionais da administração o usam como se fossem sinônimos.

De acordo com Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas usa o verdadeiro Planejamento Estratégico. A maior parte das organizações emprega técnicas antigas do Planejamento a Longo Prazo, estas técnicas fundamentam-se em extrapolação de acontecimentos passados. O Planejamento a Longo Prazo foi uma metodologia idealizada e desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, e sofreu influência da metodologia utilizada em Países com economia planejada a longo prazo. Devido a este fato os planos de longo prazo ( dez anos e mais ) tornara-se projeções de lucros, passando a ser limitado em pensamento estratégico e gasto enorme de papel.( BOWER,(1966). Esses planos não admitiam a visão da realidade futura.

Em meados dos anos 60, surgiu a metodologia do Planejamento Estratégico idealizada por Ansoff, dos pesquisadores do Stanford Research Institute e dos consultores da McKinsey

Consulting Co.(TAYLOR, 1975).

Segundo Philip Kotler, "o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". O autor quando fala em direção, reforça sobre o âmbito de atuação, das macro políticas, macros objetivos, macro estratégia, das estratégias funcionais, políticas funcionais, objetivos funcionais e os filosofia de atuação da organização.

Podemos observar que o grau de interação entre o ambiente e a organização, pode ser positivo ou negativo e o neutro. O positivo seria o que favorece a organização, e o negativo aquele que traria elementos nocivos a organização , além destes dois temos o neutro que não trás nem benefício e nem prejuízo, e uma variável que fica na dependência de qual comportamento estratégico que a organização assumiu. Sendo assim, o planejamento estratégico vai prever o futuro da empresa e vai direcionar os elementos de crescimento a uma evolução lucrativa para o negócio.

Finalizando o planejamento estratégico é uma das ferramentas administrativas primordiais no sentido de mapear cenários futuros, e gerenciamento de informações vitais para a organização num contexto global tão competitivo. 2-DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo Mintzberg é uma “...forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.

É um processo de selecionar oportunidades e obtém-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e “construir” o futuro. (Pascale).

“O planejamento estratégico não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” ( Drucker, 1992, p.65)

3-CONCEITOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA-ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

A Administração Estratégica é conceituada como um processo contínuo e interativo que tem por finalidade manter uma empresa como um conjunto interligado ao seu ambiente.

Em tempos remotos, o processo de administração estratégica era esquematizado na maioria das vezes pelo departamento de planejamento das organizações. Os departamentos de planejamento nos dias de hoje, perderam um pouco de sua influência (CERTO, 1993).

O processo de administração estratégica tem a finalidade de manter uma organização como um conjunto integrado ao seu ambiente, num processo evolutivo, contínuo e interativo. O resultado conduz , no seu escopo, a ideia de que a administração estratégica é, a administração da mudança (ANSOFF, 1981). A gestão estratégica deve seguir a evolução de seus resultados. Tudo o que mudar no ambiente, novas avaliações do diagnóstico devem ser feitas e, como consequência, decisões novas devem ser tomadas.

É interessante lembrar que o plano deve ser refeito a cada nova mudança. Existem determinados gerentes que consideram que após a confecção do plano estratégico, os trabalhos com ele cessam, ao contrario ele deve ser refeito a cada mudança. O planejamento estratégico pode ser muito bem elaborado, porém se não houver entendimento da gerência para a cada mutação, o plano ficará condenado ao fracasso.

4-QUATRO NÍVEIS DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Segundo Maximiano(2004), a abrangência da estratégia depende do tamanho da organização, e aplica-se em 04 níveis: a) Estratégia Corporativa: é aquela que tem abrangência de seus objetivos e dos interesses de todos os negócios das empresas que atuam em vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com