TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Operante

Exames: Nivel Operante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O exercício do Nível operante tem como escopo determinar a força da resposta de pressão à barra, antes que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta força.

Para Moreira e Medeiros (2007), o comportamento operante é aquele que produz consequências (modificações no ambiente) e assim é afetado por elas. Algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer, essas consequências são chamadas de reforço. O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. O condicionamento operante se ocupa das relações entre comportamento a ser aprendido e suas consequências. Quando o organismo comporta-se a fim de produzir certas mudanças em seu ambiente, denomina-se tal procedimento de condicionamento operante. Dessa forma, nesse tipo de condicionamento, o sujeito “opera” sobre o meio, de modo a gerar consequências (BRAGHIROLLI et al., 2002)

John Watson preconizava que psicólogos deveriam estudar comportamentos observáveis usando métodos objetivos. Ele acreditava que quase todo comportamento é resultado de condicionamento, sendo este moldado pelo ambiente reforçando hábitos específicos. Entender o comportamento operante, portanto, é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e conhecimento, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, abstrair, etc. e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade. (Moreira e Medeiros, 2007)

Segundo Skinner (1974), a maior parte do comportamento humano produz efeito no mundo exterior e suas consequências podem influenciar o organismo, dando-lhes possibilidade de alterar sua frequência de emissão. Em 1930 ele publicou um artigo sobre comportamento de ratos brancos na alimentação. Com algumas modificações, o método experimental utilizado tornou-se fixo na investigação moderna. Prezando pela utilização do método experimental em suas pesquisas, Skinner pressupôs ter descoberto as leis básicas do aprendizado operante, através de treinamentos com pequenos grupos de pombos ou ratos privados de comida para bicar uma chave ou pressionar uma barra. Sempre que o animal emitia a resposta desejada ele recebia a bola de alimento (reforço). (KELLER; SCHOENFELD, 1968; DAVIDOFF, 2001).

2. MÉTODO

2.1. Sujeito

Utilizou-se um rato da espécie Rattus norvegicus de linhagem Wistar, com idade de 3 meses, sexo masculino, ingênuo em relação à experiência. Por conta do exercício, ficou em privação de água por 24 horas.

2.2. Material e equipamento

Foi utilizada a caixa experimental ( de Skinner), folha de registro, lápis e cronômetro.

2.3. Procedimento

Realizou-se a mensuração do nível operante no dia 13 de maio do presente ano, com início às 20:55 min e término às 21:25 min. Verificou-se os aparelhos a serem utilizados, recebeu-se as instruções da Professora e retirou-se da sala para que os bioteristas pudessem dispor o sujeito na caixa de Skinner.

Ao iniciar a sessão registrou-se na folha de registro o número de vezes que o sujeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com