TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Operante

Dissertações: Nivel Operante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 2

Sujeito

Um rato albino do sexo masculino, linhagem Wistar e espécie Rathus

Novergicus.Com idade aproximadamente um mês, sem algum experimento em laboratorio, com privação de água aproximadamente 24 horas antes do experimento.

Aparelhos

Caixa de condicionamento operante de Skinner um caixa pequena e metálica que sua jaleco branco e sapato fechado, folhas de registro, caneta e água.

Procedimentos

A proposta era submeter o rato albino a mensuração do nível operante.

RESUMO

Nível Operante

Executamos o experimento no dia 8 de maio, com duração de 30 minutos. Foi analisado que o rato obteve as seguintes respostas: (L) comportamentos de limpeza, tais como lamber-se, coçar-se etc; (A) andar; (E) erguer-se nas patas traseiras; (F) farejar a barra, o bebedouro, a grade etc; e (P) ficar parado. O sujeito limpou-se vezes, andou vezes, ergueu-se vezes, farejou vezes e ficou parado vezes. Tocou na barra vezes

Nível Operante

Executamos o experimento no dia 9 de maio, com duração de 15 minutos. . Foi analisado que o rato obteve as seguintes respostas: (L) comportamentos de limpeza, tais como lamber-se, coçar-se etc; (A) andar; (E) erguer-se nas patas traseiras; (F) farejar a barra, o bebedouro, a grade etc; e (P) ficar parado. O sujeito limpou-se vezes, andou vezes, ergueu-se vezes, farejou vezes e ficou parado vezes.Tocou na barra vezes.

Treino do bebedouro

Executamos o experimento no dia 9 de maio, com duração de 1h e 15 minutos. Liberamos a água cada vez que ele afastava do bebedouro, fizemos a contagem do tempo onde o sujeito demorava menos de 3 minutos para corresponder ao reforço. O objetivo do experimento era associar o som do bebedouro com a liberação da gota d’ água. Na repetição da operação por 10 vezes foi bem sucedida, depois da décima primeira tentativa o sujeito dormiu por trinta minutos o que fez com que a modelagem não obtivesse sucesso.

RESULTADOS E CONCLUSÃO

O sujeito foi colocado na caixa experimental e observado durante o tempo determinado pelo procedimento, o objetivo era analisar o comportamento do rato em um ambiente desconhecido antes de qualquer operação comportamental.

Após o procedimento do nível operante, passamos para o treino do bebedouro onde o objetivo era de condicionar o som do reforço com o bebedouro. De maneira que o experimento não obteve sucesso fazendo com que repetíssemos o experimento na semana seguinte.

Tabela do dia oito de maio

COMPORTAMENTO TOCOU NA BARRA Comportamentos de limpeza (L) Andar (A) Ergueu-se (E) Farejou-se (F) Parou (P)

FREQUENCIA 31 vezes 7 vezes 17 vezes 8 vezes 61 vezes 36 vezes

Tabela do dia nove de maio

COMPORTAMENTO TOCOU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com