TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Operante

Pesquisas Acadêmicas: Nivel Operante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 3

DETERMINAÇÃO DO REFORÇO CONTÍNUO E DA MODELAGEM

Leticia Machado

Patricia Paiva Pereira

Scheila Schumann

Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Curso de Psicologia

Análise Experimental do Comportamento

Relatório nº 01

Abril/2014

Equipe 7

Joinville – SC

2014

RESUMO

O presente relatório apresenta os dados obtidos e anotados na folha de registro que foram observados no laboratório de analise experimental com o sujeito que é da raça Wistar que foi submetido a Caixa de Skinner. Os dados baseavam-se em duas fases do exercício de número dois (2), o primeiro (Modelagem) tinha como objetivo fazer com que o sujeito experimental aprendesse a pressionar a barra que liberava a água (reforço) sem o auxilio do controlador. Na segunda fase do exercício (Reformaçamento Contínuo) consistia em observar e anotar quantas vezes o sujeito teria a resposta de pressão a barra, um dos controladores anotava também os outros comportamentos que o sujeito apresentava. O sujeito em questão realizou as duas fazes do exercício sem nenhum tipo de problema.

DETERMINAÇÃO DO REFORÇAMENTO CONTÍNUO E DA MODELAGEM

Leticia Machado

Patricia Paiva Pereira

Scheila Schumann

Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Curso de Psicologia

MÉTODO

Sujeito

O sujeito em estudo é uma rata da raça Wistar, com a idade de aproximadamente dois (2) meses. A rata é proveniente do Biotério da Universidade do Vale do Itajaí e atualmente localiza-se no Biotério da UNIVILLE em uma gaiola individual onde recebe água e ração balanceada. O sujeito foi submetido a experimentos (Nível Operante, Treino ao Bebedouro, Modelagem e Reformaçamento Contínuo), sendo privado de água pelo período de 36 horas, porém, permaneceu por tempo integral alimento (ração) à disposição do sujeito.

Aparelho

A caixa de Skinner consiste em um equipamento de alumínio com a frente e o teto de acrílico transparente com as seguintes medidas: altura 350 mm; largura 230 mm; comprimento 350 mm; peso 3 kg e voltagem 220 v. É utilizado para condicionamento de sujeitos, contem dispositivos para água com capacidade de 10 microlitros e de luz que utiliza uma lâmpada de 40 watts. Os dispositivos são acionados manualmente ou automaticamente. Anexo à caixa de Skinner, há um controle elétrico externo que tem como função auxiliar o operador no controle da hora, minutos, segundos e décimos de segundo. Contendo também uma chave que aciona a contagem e a parada do tempo e uma chave que permite o operador que a caixa fique no automático ou no manual.

Procedimento

No treino de modelagem o objetivo era que o sujeito experimental pressionasse com as duas patas a barra. Para que se chegasse a tal comportamento, primeiramente toda vez que o sujeito colocasse o focinho na barra, o controlador pressionava a chave que acionava a barra e liberava a água (reforço). Posteriormente o sujeito deveria colocar ao menos uma das barras para que a água fosse liberada, até por fim que ele colocasse as duas patas. O controlador então pressionava a chave até que o sujeito tivesse força suficiente para pressionar a barra sozinho.

No Reforçamento Contínuo o objetivo era anotar na folha de registro quantas vezes o sujeito experimental pressionava a barra com as duas patas sem a ajuda do controlador. Era anotadas também os outros comportamento que não fossem a resposta de pressão a barra.

RESULTADOS

O primeiro exercício foi dividido em duas etapas, portanto, foi realizado em duas datas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com