TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Operante

Exames: Nivel Operante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

O manuseio do SE constitui uma operação importante porque erros iniciais podem provocar no animal comportamentos que prejudicarão o êxito do trabalho de laboratório.

No biotério do laboratório encontra-se o suporte das gaiolas onde estão todos os sujeitos experimentais a serem utilizados pelas duplas. Cada gaiola está identificada com um código (A1, A2, B1...), de acordo com a sua localização no suporte. Esta identificação será utilizada para nomear o SE e a mesa. Durante todos os experimentos a dupla utilizará o mesmo SE.

Para conduzir o SE à câmara experimental existem várias formas. Uma delas consiste em pegar o SE com a mão, para isso, ele deve ser segurado de forma que a palma da mão esteja em contato com as costas do animal e seus dedos abracem o tórax. Além disso, o animal assustará menos se suas patas estiverem em contato com a palma da outra mão (nunca se deve segurá-lo pela cauda ou pelo pescoço e devem-se evitar movimentos muito bruscos).

O manuseio com o SE não requer o contato direto com o mesmo, mas apenas com a gaiola e sua tampa. Leve a gaiola com o SE dentro até a câmara experimental, abra a sua porta, vire a gaiola na lateral e coloque a extremidade inferior esquerda (ou direita, desde que seja a extremidade oposta às da dobradiça da porta) um pouco dentro da câmara, apoiando a gaiola também na mesa, de forma que a gaiola se sustente na câmara e na mesa sem a necessidade dos experimentadores a segurarem. Caso o SE, depois de um tempo, não saia da câmara por si só, deve-se utilizar a mão ou a tampa da gaiola como se fosse uma “vassoura” ou “porta de garagem”. Ou seja, a mão ou a tampa é colocada dentro da gaiola e, aos poucos e, delicadamente, é girada de forma a empurrar o SE para dentro da gaiola. Quando este entrar impede-se a sua fuga com a própria tampa da gaiola que o colocou para dentro, fecha-se rapidamente a porta da câmara deixando apenas o espaço suficiente para retirar a tampa. Caso os experimentadores não se sintam seguros para realizar o procedimento podem pedir ajuda para o monitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com