TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No que concerne ao ato ilícito e à responsabilidade civil, assinale a opção correta

Tese: No que concerne ao ato ilícito e à responsabilidade civil, assinale a opção correta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 3

1. (1,0) No que concerne ao ato ilícito e à responsabilidade civil, assinale a opção correta.

a) Os atos praticados em legítima defesa, no exercício regular de um direito ou em estado de necessidade, que provoquem danos morais ou materiais a outrem, embora sejam considerados como atos ilícitos, exoneram o causador do dano da responsabilidade pela reparação do prejuízo causado.

b) A concorrência de culpas do agente causador do dano e da vítima por acidente de trânsito, por exemplo, no caso de colisão de veículos, acarreta a compensação dos danos, devendo cada parte suportar os prejuízos sofridos.

c) Quando inúmeras e sucessivas causas contribuem para a produção do evento danoso, todas essas causas são consideradas como adequadas a produzir o acidente e a gerar a responsabilidade solidária para aqueles que o provocaram. Nessa situação, cabe à vítima escolher a quem imputar o dever de reparar.

d) A responsabilidade por ato de terceiro é objetiva e permite estender a obrigação de reparar o dano à pessoa diversa daquela que praticou a conduta danosa, desde que exista uma relação jurídica entre o causador do dano e o responsável pela indenização

2. (1,0) Titular de um direito que o exerce de modo abusivo, excedendo os limites da boa-fé ou de seu fim social, pratica ato

a) lícito, mas que pode ensejar reparação civil.

b) lícito, apesar do seu abuso.

c) ilícito, que pode ensejar reparação civil.

d) ilícito, mas sem possibilidade de reparação civil.

3. (1,0) Considere a seguinte notícia hipotética: "Caminhão de refinaria de petróleo transportando matéria prima inflamável explode, destrói 3 imóveis e fere 10 moradores." A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

a) Mesmo que se verifique que a conduta do motorista da refinaria não tenha se originado de uma ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, a refinaria responderá pelos danos causados.

b) Caso se verifique que o motorista da refinaria não foi o responsável principal pelo acidente, poderá requerer-se, pela mitigação do princípio da reparação integral, a redução, eqüitativamente, da indenização a ser paga às vítimas.

c) Em se verificando que o motorista da refinaria conduzia o automóvel de forma imprudente, eventuais indenizações deverão ser por ele suportadas, admitindo-se apenas a responsabilidade subsidiária do empregador.

d) Caso se verifique que a causa do acidente foi a conduta do motorista da refinaria, mas que esta estava dentro dos limites indispensáveis para remoção de perigo iminente gerado por caminhão desgovernado, a conduta é considerada lícita, não havendo responsabilidade sobre os danos.

e) Por ser a responsabilidade civil dependente da criminal, a refinaria não poderá mais discutir no juízo cível a autoria dos danos, se no juízo criminal seu motorista aceita transação penal.

Critérios de Avaliação: coerência das respostas, domínio do tema, indicação dos dispositivos legais pertinentes. Não serão consideradas respostas que se configurem em mera transcrição de artigos.

4. (2,0) Após uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com