TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nocoes De Algoritimo

Casos: Nocoes De Algoritimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 1 noções de algoritmo.

Introdução:

Você já leu alguma definição de algoritmo? Se sua resposta foi afirmativa então você provavelmente deve ter visto como exemplo de execução dos passos de alguma receita culinária, por ser essa uma das formas mais intuitivas de algoritmo usadas no cotidiano. Se esse texto é o seu primeiro contato com a ideia de algoritmo, o que você consegue extrair sobre a relação feita com uma receita culinária? Pense bem, esse é um exercício importante!

Algoritmo pode ser definido basicamente como uma sequência lógica e finita de passos para se chegar a um resultado desejado.

É importante observar que um problema pode ser resolvido por muitos algoritmos distintos, mas será que todas as soluções serão as mesmas ou satisfatórias? A resposta dessa questão começa a ser explanada no próximo parágrafo, atente-se a ele.

São transcritas a seguir as cinco importantes propriedades aceitas como requisitos para um algoritmo – definidas por Knuth:

• Finitude: um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de etapas.

• Definição: cada passo de um algoritmo deve ser definido com precisão; as ações a serem executadas deverão ser especificadas rigorosamente e sem ambiguidades para cada caso.

• Entrada: São os valores que são dados ao algoritmo. Essas entradas são tomadas a partir de conjuntos de objetos especificados.

• Saída: São os valores resultantes das ações do algoritmo relacionadas com as entradas especificadas.

• Eficácia: São todas as operações a serem realizadas no algoritmo devem ser suficientemente básicas e podem, em princípio, ser feitas com precisão e em um período de tempo finito por um homem usando papel e lápis.

Considerando o que foi explicado até agora, pense num algoritmo para calcular a sua média final nesta disciplina após você completar todas as atividades de avaliação previstas. Quais são as informações que você precisa obter para fazer o cálculo? Qual a média mínima para aprovação?

Algoritmo 1 – Calcular Média Final

Passo 1 – Obter a média do 1º bimestre.

Passo 2 – Obter a média do 2º bimestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com