TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norma de gestão de reformas estabelece regras para intervenções em condomínios

Artigo: Norma de gestão de reformas estabelece regras para intervenções em condomínios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE QUÍMICA

NOME: Orildo José de Sousa

DISCIPLINA: Materiais de construção

CURSO: Engenharia Civil (noturno)

Encontre um artigo sobre qualidade na construção civil (PBQP-H, NBR 15575, etc.) e faça um resumo sobre ele.

• TÍTULO DO ARTIGO: “Norma de gestão de reformas estabelece regras para intervenções em condomínios”.

• AUTOR: Evelyn Oliveira

• FONTE: Revista “construção mercado” Março 2014

RESUMO

O artigo mostra a discussão em um seminário realizado pelo sindicato de São Paulo, sobre a implementação da NBR 16.280, que visa normalizar os serviços de manutenção e reformas envolvendo o controle de processos, projetos, execução e segurança, tanto em ambiente publico como privado. A norma foi elaborada pelo SECOVI, tem o registro da ABNT, e entrará em vigor ainda esse mês.

OPINIÃO: Porque é importante este tema?

Esta norma servirá para formalizar os diversos tipos de reformas, que atualmente são executadas sem nenhuma espécie de controle: no planejamento, na segurança, na qualidade, nos prazos etc. Nos condomínios ajudará a estabelecer regras que irá coibir os abusos dos condôminos.

A Norma também aborda questões sobre as garantias dos serviços, e se relaciona com outras normas como a NBR 15.575 (edificações habitacionais e desemprenho).

Notícias

1

Construção Mercado

Norma de Gestão de Reformas estabelece regras para intervenções em condomínios

A ser publicado pela ABNT, texto foi tema de debates na sede do Secovi-SP

Evelyn Oliveira

14/Março/2014

Ocorrido na última quinta-feira (13) na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o Seminário Garantia das Edificações – aspectos técnicos e jurídicos no contexto das recentes normas técnicas de reforma, manutenção e desempenho reuniu palestras e debates sobre a NBR 16.280 – Gestão de Reformas em Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O texto inicial da norma, a ser publicada ainda este mês, foi desenvolvido pelo Secovi e tem a finalidade de balizar a criação de planos de gestão de reformas, tanto para áreas comuns quanto privadas, envolvendo o controle de processos, projetos, execução e segurança. A expectativa é que o texto possibilite, ainda, a administradores e síndicos coibir abusos por parte de condôminos.

“Acreditamos que haverá um regramento melhor para processos de reformas de edifícios, principalmente quanto à segurança dos usuários e do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com