TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas ABNT

Ensaios: Normas ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

Normas ABNT

A Formatação de trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, tese ou dissertação de mestrado) seguindo os padrões da ABNT parece ser algo difícil.

Os padrões para trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil são regidos pelas normas da ABNT.

De acordo com a ABNT, a estrutura de uma tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Resumo da Língua Portuguesa

Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, em forma de texto.

Deve apresentar os objetivos, métodos empregados , resultados e conclusões.

O resumo deve ser redigido em parágrafo único, conter no máximo 500 palavras e ser seguido dos termos representativos do conteúdo do trabalho (palavras-chave ou descritores).Deve ser precedido da referência do documento e elaborado de acordo com a ABNT NBR 6028 ( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003C).

Resumo da Língua estrangeira

Elemento obrigatório, elaborado com as mesmas características do resumo em língua portuguesa. Deve ser redigido em inglês para fins de divulgação. Em casos excepcionais poderá ser redigido em outro idioma, ficando a decisão a critério da CPG da Unidade.

Elementos Pré-textuais

 Capa (obrigatório)

 Lombada (opcional)

 Folha de rosto (obrigatório)

 Errata (opcional)

 Folha de aprovação (obrigatório)

 Dedicatória(s) (opcional)

 Agradecimento(s) (opcional)

 Epígrafe (opcional)

 Resumo na língua vernácula (obrigatório)

 Resumo em língua estrangeira (obrigatório)

 Lista de ilustrações (opcional)

 Lista de tabelas (opcional)

 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)

 Lista de símbolos (opcional)

 Sumário (obrigatório)

Elementos textuais

 Introdução

 Desenvolvimento

 Conclusão

Elementos Pós-textuais

 Referências (obrigatório)

 Glossário (opcional)

 Apêndice(s) (opcional)

 Anexo(s) (opcional)

 Índice(s) (opcional)

Algumas regras de formatação definidas pela norma se aplicam a todo o documento. Antes de digitar o texto, deve-se observar: tamanho e tipo da fonte, tamanho do papel, margens e parágrafo (recuo e espaçamento).

Conforme a norma ABNT, “O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.” Ou seja, tudo que não estiver explicitamente definido nas normas pode ser escolhido livremente pelo autor.

Como formatar o tipo e o tamanho da fonte

Estas são duas das configurações mais elementares de um texto. Para ajustá-las, na guia Início do Microsoft Word 2007 (a que é exibida quando se abre o programa), procure o campo Fonte.

A ABNT não especifica o tipo de fonte. Contudo é comum usar Times New Roman ou Arial. Portanto, digite ou selecione da lista a fonte Times New Roman ou Arial — as duas aceitas pela norma ABNT. O tamanho de fonte recomendado é 12 pt.

A exceção é para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, que “devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme”. Sugiro que seja utilizado tamanho 10 nestes casos, porém o autor pode usar o que melhor lhe convier. Veremos como fazer isto de uma forma bem prática mais adiante.

Como formatar o tamanho do papel

A ABNT determina que todo trabalho acadêmico seja escrito em papel A4. Portanto, selecione a opção A4 210 x 297 mm no menu pop-up e seu papel está corretamente configurado.

Como formatar a margem

Na mesma guia Layout da Página, clique em Margens e depois em Margens Personalizadas…

Como formatar o parágrafo (recuos e espaçamento)

As configurações de parágrafo não são idênticas para toda a monografia, mas, para todo o corpo do texto, mantém a mesma formatação. Por isso, vale a pena configurá-lo desde o início do desenvolvimento do trabalho. Quando configurações específicas de uma determinada seção for necessária, podemos fazê-las sem dificuldade.

O primeiro passo é abrir a janela Parágrafo. Para isso, ainda na guia Layout da Página, procure o campo Espaçamento. Clique no pequeno ícone no canto inferior direito deste campo.

A janela Parágrafo será aberta. Nela, três coisas serão configuradas: alinhamento, recuo e espaçamento.

Alinhamento – Para o alinhamento, basta selecionar Justificada e manter o campoNível do tópico com Corpo de texto.

Recuo – A norma deixa a maior parte das configurações de recuo a cargo do autor. A única exigência feita é para citações diretas ou longas (mais de três linhas). Nestes casos, ela exige um recuo de 4 cm da margem esquerda — veremos mais adiante como fazer isso facilmente.

Para a primeira linha, recomendo que seja utilizado 1,25 cm. Isto é feito selecionando Primeira linha no campo Especial e digitando 1,25 no campo Por (veja figura acima).

Os recuos à esquerda e à direita devem ser mantidos em zero, com exceção dos casos de citações descritos acima.

Espaçamento – Também chamado de espacejamento (inclusive pela própria ABNT), o espaçamento também é muito fácil de ser configurado. Contudo, vale uma rápida observação. Na nomenclatura utilizada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com