TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas ABNT

Monografias: Normas ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  316 Visualizações

O manifesto dos pioneiros da educação nova (1932)

Conforme a abordagem do tema acima, o ano de 1932 é um dos momentos mais importantes da história da educação brasileira, pode-se enfatizar alguns pontos inovadores e de grande contribuição. O primeiro deles diz respeito à própria caracterização da educação brasileira, que apresenta um plano de reconstrução educacional no Brasil.

Um grupo de educadores começaram a reagir contra o empirismo dominante, eles prendiam fazer mudanças na área da educação e buscavam solucionar os problemas que as instituições escolares tinham.

Os pioneiros tiveram a iniciativa de transformar a educação do país integrada numa escola única, pública, gratuita, mista, obrigatória e igual para todos. Consequentemente, essa iniciativa causou um choque e incomodou alguns setores conservadores e políticos do Brasil.

O Estado, deveria proporcionar uma escola de qualidade e gratuita para a população, levando em consideração o interesse do indivíduo em formação e que dessa forma iria trazer um progresso para a sociedade. Os pioneiros contrariaram ao costume de muitas escolas da época, mas eles eram a favor da escola mista e questionava os princípios da educação católica, defendiam uma educação laica, afastaria as questões religiosas e a aproximaria das questões sociais, que por outro lado estaria dando oportunidades iguais a pessoa de ambos sexos, e de educação entre si. É compreensível, pois o país vive com imensas desigualdades sociais e econômicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com