TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Abnt

Casos: Normas Abnt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 15

NBR – Nm 248. Agregados - Determinação da composição granulométrica

Objetivo: Esta Norma MERCOSUL prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto.

Aparelhagem: Balança Com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio.

Estufa Capaz de manter a temperatura no intervalo de (105 ± 5)°C.

Peneiras Das séries normal e intermediária, com tampa e Fundo1 ), que atendam às exigências das normas NM-ISO 3310-1 ou 2.

Agitador mecânico de peneiras (facultativo)

Bandejas

Escova ou pincel De cerdas macias

Fundo avulso de peneira

Execução: Coletar a amostra de agregado conforme a NM 26. Secar as amostras de ensaio em estufa, esfriar à temperatura ambiente e determinar suas massas (m1 e m2). Tomar a amostra de massa m1 e reservar a de massa m2. Colocar a amostra (m1) ou porções da mesma

sobre a peneira superior do conjunto, de modo a evitar a formação de uma camada espessa de

material sobre qualquer uma das peneiras. Se o material apresenta quantidade significativa de

materiais pulverulentos, ensaiar previamente as amostras conforme a NM 462 ). Considerar o teor de materiais pulverulentos no cálculo da composição granulométrica. O acúmulo de material sobre uma peneira impede o igual acesso de todos os grãos à tela, durante sua agitação, como também pode provocar a deformação permanente da tela. De forma a evitar

esses problemas, para peneiras com aberturas menores que 4,75 mm, a quantidade retida sobre cada peneira, na operação completa de peneiramento, não deve exceder a 7 kg/m2 de

superfície de peneiramento. Para peneiras com aberturas de malha iguais ou maiores que

4,75 mm, a quantidade de material sobre a tela deve ser calculada pela expressão:

m = 2,5 x a x s onde: m- é a máxima quantidade de material sobre cada peneira, em quilogramas; a- é a abertura da malha, em milímetros; s- é a superfície efetiva de peneiramento, em metros quadrados. Proceder ao peneiramento da segunda amostra, de massa m2, conforme descrito.

Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios- NBR- 45

Objetivo: Esta Norma MERCOSUL estabelece o método para a determinação da densidade a granel e do volume de vazios de agregados miúdos, graúdos ou de mistura dos dois, em estado compactado ou solto. Este método se aplica a agregados com dimensão máxima característica igual ou menor que 75 mm.

Aparelhagem: Para a realização dos ensaios estabelecidos nesta Norma deve ser utilizada a aparelhagem descrita a seguir e demais instrumentos e acessórios comuns aos laboratórios de ensaios.

Balança Com resolução de 50 g.

Haste de adensamento Haste reta de aço, com 16 mm de diâmetro e 600 mm de comprimento, tendo um de seus extremos terminado em forma semi-esférica, com diâmetro igual ao da haste.

Recipiente De forma cilíndrica e fabricado com material não atacável pela umidade. Deve ser suficientemente rígido e provido de alças.

A tabela 1 define a capacidade mínima, o diâmetro interior e a altura que o recipiente deve ter. Pá ou concha Deve ser de tamanho adequado para encher o recipiente com os agregados em ensaio. Placa de calibração Constituída por uma placa de vidro com 6 mm de espessura e com comprimento pelo menos 25 mm maior do que o diâmetro do recipiente.

Estufa Capaz de manter a temperatura no intervalo de

105°C ± 5°C.

Procedimento de ensaio Seleção do procedimento a empregar O “método A” deve ser empregado para determinar a massa unitária de material compactado, quando os agregados têm dimensão máxima característica de 37,5 mm ou menor.

O “método B” deve ser empregado para determinar a massa unitária de material compactado, quando os agregados têm dimensão máxima característica superior a 37,5 mm e inferior a 75 mm.

O “método C” deve ser empregado para determinar a massa unitária de material no estado

solto.

Agregado graúdo - Determinação de massa específica, massa específica aparente e absorção de água- NBR 53

Objetivo: Esta Norma MERCOSUL estabelece o método de determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água dos agregados graúdos, na condição saturados superfície seca, destinados ao uso em concreto.

Aparelhagem

Balança Com capacidade mínima para 10 kg e resolução de 1 g. Deve estar equipada com um dispositivo adequado para manter o recipiente que contém a amostra suspenso na água, no centro do prato da balança.

Recipiente O recipiente, para conter a amostra deve ser constituído de um cesto de arame com abertura de malha igual ou inferior a 3,35 mm e capacidade para 4 dm3 a 7 dm3, para agregados de dimensão máxima característica de 37,5 mm. Para agregados de maior dimensão é necessário um recipiente de maior capacidade.

NOTA: Recomenda-se que o fio de sustentação do cesto ou balde tenha o menor diâmetro possível e que a variação do comprimento submerso, antes e depois da colocação da amostra, não ultrapasse 10 mm, sendo tal variação verificada através de uma marca prévia no fio. Deve ser construído de forma a impedir a perda de material ou a retenção de ar quando submerso.

Tanque de água Recipiente estanque para conter água onde será submerso o recipiente (4.2) com a amostra.

Peneiras de ensaio Uma peneira com abertura nominal de 4,75 mm, ou outras dimensões, conforme seja necessário, de acordo com a NM-ISO 3310-1.

Procedimento: Pesar a amostra conforme tabela 1. A seguir,submergir o agregado em água à tem peratura ambiente por um período de (24 ± 4) h.

NOTA: Quando for necessário ensaiar uma quantidade maior de amostra, pode ser conveniente, para a precisão do ensaio, subdividir a amostra em duas ou mais partes e tratar os valores obtidos de acordo com o estabelecido na seção 7.

Quando os valores de massa específica forem utilizados como base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com