TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas ISO

Casos: Normas ISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No presente trabalho será apresentado as normas no segmento de

ISO 9001

A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa. Esta norma pode ser aplicada a qualquer tipo e porte de organização ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial.

A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas.

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Cerca de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

E o que é certificação ISO 9001?

A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”.

A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

Conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho. Ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores que possibilitam maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e a redução de custos.

Além das vantagens comerciais imediatas, em alguns casos as empresas precisam da certificação ISO 9001, pois seus clientes decidem negociar somente com fornecedores certificados.

Como funciona O ISO 9001?

A ISO 9001 pode ser aplicada a empresas de qualquer setor, pois estabelece requisitos para processos, e não para produtos. Cada empresa implementa seu próprio sistema de gestão da qualidade, de acordo com as suas necessidades e com a norma.

Em seguida, a empresa solicita a um órgão certificador que realize uma auditoria no seu Sistema de Gestão da Qualidade. O órgão emite um relatório, certificando que o Sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos da ISO 9001.

O que é o OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional voltadas para empresas que se preocupam com a preservação da integridade, segurança e saúde dos seus colaboradores de forma responsável. A Occupational Health and Safety Assessments Series é uma norma que define requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, desenvolvida de forma a ser compatível com a norma ISO 9001 e a ISO 14001. As empresas que adotam esta norma comprovam que se preocupam com a saúde e a segurança de seus colaboradores, deixando claro para seus parceiros de negócios e autoridades locais que adotou um Sistemas de Gestão voltado para Saúde e Segurança no Trabalho. Através desta norma a empresa alcança um maior nível de produtividade, além de aumentar a motivação dos seus colaboradores e valorizar sua imagem no mercado.

Quem pode se beneficiar com a OHSAS 18001?

Todas as organizações que desejam construir suas filosofias em uma gestão ativa de saúde ocupacional e segurança, controlar riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários e que queiram documentar suas atividades e torná-las mensuráveis visando um processo de melhoria contínua.

Quais são os benefícios da OHSAS 18001?

O padrão de Saúde Ocupacional e Segurança (OHSAS 18001) é um padrão internacional que estabelece requisitos _relacionados à Gestão da Saúde Ocupacional e Segurança, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. Este padrão é aplicável a qualquer organização de diversos setores e atividades econômicas, orientando tais organizações sobre como promover a melhoria contínua do desempenho de Saúde Ocupacional e Segurança, através de:

 Redução de acidentes através da sistematização de todas as atividades relevantes de saúde e segurança ocupacional;

 Certeza legal devido à aderência a todos os requisitos estatutários aplicáveis;

 Aumento da identificação e motivação do funcionário devido ao envolvimento nos processos de gestão de SSO;

 Melhoria da imagem e aumento da competitividade através de performance de SSO documentada e sustentada;

 Fortalecer a imagem da empresa e a participação no mercado;

 Aumento da competitividade;

 Satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital;

 Maior controle dos riscos com acidentes ambientais.

Histórico da ISO 14001

Desde sua publicação, a ISO 14001 foi adotada por mais de 14.000 organizações de todos os portes setores da indústria em 84 países.

O comitê de desenvolvimento da Norma ISO - TC 207 passou a desenvolver a série ISO 14000, incluindo a ISO 14001, em 1994. A ISO 14001 foi publicada em setembro de 1996.

Há outras normas ambientais e diretrizes que também foram desenvolvidas pelo comitê TC 207 ISO, as mais relevantes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são:

 ISO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com