TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Iso

Ensaios: Normas Iso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 17

AEvolução da Gestão da Qualidade.

De acordo com Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (2012), a gestão da qualidade e distinta nos meio acadêmicos e empresariais, um elemento de importância estratégica de competividade e produtividade dos negócios. Alem do objetivo de conquistar mercados, melhorando sua eficiência no requisito de atendimento ao cliente, a gestão da qualidade tem por objetivo melhorar a eficiência dos negócios, reduzindo aos desperdícios e custos da não qualidade nas operações do produto.

As principais contribuições dos Mestres da qualidade e eventos históricos a partir dos anos 50, com grande influencia nos EUA e Japão, levaram ao surgimento de uma nova abordagem de gestão da qualidade, a qualidade total, que nos anos 80 e 90 teve grande percussão.

A evolução da gestão da qualidade levou ao surgimento, a partir dos anos 50, criados com o objetivo de estabelecer um conjunto de atividades que se integram para garantir o atendimento dos requisitos dos clientes ao longo do ciclo produtivo.

O contexto histórico da gestão da qualidade o primeiro pioneiro do movimento da qualidade e Josh M.Juran e W.Edwards Deming, do lado norte americano Philip Crosby e Armand V. Feigenbaum e do lado japonês Kaoru e Genichi Taguchi.

1.1-O conceito da Qualidade.

Conforme Luis Cesar (2010), Qualidade e um conceito particular, e o modo de ser, e a característica de qualificar os mais diversos objetivos, indivíduos, sociedade e organização. Qualidade esta relacionado ao ponto de vista de cada individuo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidade e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Qualidade e uma das palavras-chave mais divulgada junto à sociedade e também nas organizações. Existe certa confusão no uso desse termo a confusão existe devido ao subjetivismo associado a qualidade e também ao uso genérico com que se emprega esse turno bastante distinta.

“Qualidade e o grau com que o produto atende satisfatoriamente as necessidades do usuário durante o uso”. (Carpinetti, 2012, p.11).

Ainda que um terceiro entendimento de qualidade que no passado costumava ser geralmente dominante no ambiente fabril, e aquele que vê qualidade como atendimento das especificações do produto, a qualidade passou a ser conceituada como satisfação do cliente como satisfação do cliente a adequação ao uso.

Esse processo evolutivo do conceito de qualidade foi bem caracterizado por Shiba, Graham e Walden, que disseram que a evolução do conceito da qualidade passou pelos seguinte estágios:

• Adequação as especificações;

• Adequação ao uso;

• Adequação ao custo;

• Adequação a requisitos latentes.

1.2-A pratica da gestão da Qualidade

Revolução Industrial: a qualidade era uma atividade de autocontrole, realizada pelos artesãos e nessa fase os artesãos desenvolvia todas as atividades concepção, escolha de materiais, produção e comercialização mantendo um contato direto com seus compradores.

Século xx, com o aparecimento da produção em massa e das teorias de administração cientificam da produção por F.W.Taylor, a pratica do controle de qualidade mudou substancialmente.

No final da década de 20 foi desenvolvido por W.Shewart, as cartas do processo, e a partir deste modelo, linha central e limites de cartas de controle, monitorar a qualidade de excesso de fabricação, passando ate que as cartas de controle se difundiam como ferramentas de controle de qualidade.

Década de 30, foi desenvolvidas técnicas para inspeção de lotes de produtos por amostragem, baseados na abordagem probabilística para previsão da qualidade lote a partir da qualidade da amostra desenvolvido por H.F.Dogde e H.G.Roming.

Década 50, a pratica de gestão da qualidade ganhou uma nova proporção, para etapa mais montante e a jusante do ciclo de produção, envolvendo toda a organização.

“Contribuíram para isso as teorias dos mestres da qualidade, como Juran, Feigenbaun, Deming e Ishikawa”. (Carpineti, 2012 p.15)

1.2.1-Contribuições de Juran

Segundo Qualiblog (2009) Juran o pai da Qualidade, nasceu em 24 de dezembro em 1904 na cidade de Braila, na Romênia, formado em Engenharia elétrica na Universidade de Minnesota em 1925, ele inicia a sua carreira como gestor de qualidade, 1926 e convidado a participar do Departamento de Inspeção Estatística da Empresa onde ficou responsável pelo controle estatístico da qualidade, Juran antes da Segunda Guerra Mundial formou em Direito, teve uma grande atuação como executivo industrial, administrador do governo, professor, tendo uma vida bastante eclética.

Com a edição do Manual de Controle da Qualidade em 1950, o controle da qualidade ganhava nova dimensão, incluindo todas as atividades do ciclo produtivo do desenvolvimento pós venda.

“Juran argumentava que. para adequação ao produto, ao uso, todos os processos, direta ou indiretamente relacionados ao ciclo produtivo, devem ser direcionados para o atendimento das expectativas do cliente. O conceito de qualidade deveria ser incorporado a todos os processos da organização, desde o planejamento do produto, passando pelo projeto e desenvolvimento, aquisição, produção, comercialização e pos-venda”. (Carpineti, 2012 p.15)

Partindo das premissas os produtos deverão não conter deficiências comprometendo as exigências dos clientes, com a aplicação do conceito Juran fez o pequeno Q, atividades focadas no controle da produção de produtos manufaturados e para o grande Q, atividades de gestão da qualidade no desenvolvimento do produto e serviços.

Juran sugeriu um processo para o crescimento dessas ações da qualidade, chamada Trilogia de controle da Qualidade, como um processo periódico de gerenciamento composto de planejamento,controle e melhoria da qualidade.

Juran em 1954 pronunciou diversos seminários no Japão que marcou o processo do controle de qualidade total.

Para Juran, a qualidade e constituída dos seguintes conceitos: planejamento, controle, e melhoria.

Planejamento da qualidade, e a forma adequada de desenvolver produtos e processos para satisfazer a necessidade do cliente. Envolvendo uma serie de passos universais como:

• Estabeleça metas de qualidade;

• Identifique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com