TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Embalagem Cereal Matinal

Trabalho Escolar: Nova Embalagem Cereal Matinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - SÃO PAULO

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

GESTÃO DE MARKETING

SÃO PAULO

2014

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ANGÉLICA DE F. PESCARA 6805396538

ARIELLY GALHARDO 6499322818

CARLOS EDUARDO MEROLA 6816452977

FABIANA PEREIRA TEIXEIRA 6658387107

JANAINA MONTEIRO 6398261657

REGINALDO CARVALHO-7422672205

UILIAN DIAS AMARAL 7694755899

Trabalho da ATPS de Gestão de Marketing referente ao Primeiro Bimestre dos Segundos e Terceiros Ano do Curso de Técnologia em Marketing.

SÃO PAULO

2014

INDÍCE

1. INTRODUÇÃO.......................................................................... 4

2. DADOS DA EMPRESA............................................................. 4

2.1. Nome da Empresa........................................................................ 4

2.2. Localização................................................................................... 4

2.3. Segmento de Atuação................................................................. 5

2.4. Porte.............................................................................................. 5

2.5. Produtos Comercializados.......................................................... 5

2.6. Institucional................................................................................... 5

2.7. Missão............................................................................................ 6

2.8. Visão............................................................................................... 6

2.9. Valores........................................................................................... 7

2.10. Público Alvo de Nescau Cereal................................................. 7

2.11. Contato........................................................................................ 7

3. PRODUTO................................................................................. 7

3.1.Consumidor (Conceito)................................................................ 7

3.2. Público Alvo e Perfil..................................................................... 8

3.3. O que este consumidor compra e não compra?........................ 8

3.4. Onde se encontra este consumidor?.......................................... 8

3.5. Como,quando e qual sua frequência de compra?................... 8

3.6. Quem inicia a compra e quem consome o produto?............... 9

3.7. Análise de satisfação do consumidor........................................ 9

3.8. Concorrentes................................................................................. 9

3.9. Análise do Grupo........................................................................ 10

3.10. Imagem das Embalagens do Produto..................................... 11

4. BIBLIOGRAFIA............................................................... 11

1. Introdução

Estaremos falando sobre a Nestlé Brasil LTDA,e em específico o Produto Nescau Cereal Matinal 270gs,onde nos últimos 3 meses este produto perdeu participação em Market share ( participação de Mercado),volume e faturamento, e para recuperar este mercado inovou no lançamento de uma embalagem interativa com o consumidor atrelada a uma campanha promocional com o tema “COPA DO MUNDO”.

2. Dados da Empresa

2.1 Nome da Empresa

Nestlé Brasil Ltda

2.2 Localização

Sede:Rua Dr.Chucri Zaidan 246 Vila Cordeiro São Paulo SP

2.3 Segmento de Atuação

A Nestlé Brasil é líder Mundial em Alimentos e bebidas,com foco no atacado e varejo.

2.4 Porte

A Nestlé Brasil Ltda é uma multinacional de grande porte,presente em mais de 170 países no Mundo.

2.5 Produtos Comercializados

A Nestlé comercializa biscoitos,chocolates,leites,achocolatados,cereais infantis,cereais matinais,bases culinárias,sorvetes,iogurtes,com um gama média de quase 2.000 itens.

Nosso produto foco neste trabalho será o Nescau Cereal Matinal.

2.6 Institucional

Henri Nestlé,em 1866 na Suíça,lançou a Farinha Láctea, sendo um químico alemão residente na Suíça, tinha a preocupação em combater a mortalidade infantil através de um produto nutritivo.O alimento reunia leite,açúcar e farinha de trigo,misturado com água quente era um alimento saboroso e nutritivo para as crianças.

Em 1905, Henri Nestlé se uniu a Anglo – Swiss Milk Co, uma importante fábrica de leite condensado. Os primeiros carregamentos da Farinha Láctea chegaram ao Brasil em 1876, solicitado por médicos pediatras, a primeira fábrica da Nestlé no país foi instalada na década de 20, na cidade de Araras, estado de São Paulo.

O Neston, composição alimentar de trigo, cevada e aveia, foi lançado em 1958. O Mucilon foi lançado em 1960, para substituir com maior praticidade o mingua feito pelas mães, o produto já era a base de arroz e vitamina.

A partir dos anos 70, a Nestlé passou a investir financeiramente em outros segmentos, em empresas de cosméticos, farmacêuticos e alimentação animal. A partir da década de 80, a Nestlé ampliou a sua linha de alimentação tradicional com produtos a base de milho.

Desde os tempos de Henri Nestlé, a Farinha Láctea já tinha no rótulo a imagem de um ninho, já havia a preocupação em treinar o pessoal da empresa, com a maquinaria e o contato constante com farmacêuticos e comerciantes. Política de trabalho que permitiu a empresa crescer no gosto das pessoas e do mercado.

Atualmente, a empresa possui mais de 500 fábricas no mundo, presente em 80 países dos cinco continentes. É proprietária de marcas como Nescafé, Nestea, Maggi e Friskies, com valor agregado de qualidade em tudo o que produz. . [1]

2.7 Missão

Conforme informa seu site a Nestlé tem como objetivo oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. [1]

2.8 Visão

Conforme informa seu site a Nestlé tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios junto às comunidades, além de compartilhar os valores econômicos de seus negócios com os valores sociais, mais do que uma tendência moderna global, é uma atitude que a Nestlé tem desde sua origem, no Brasil e no mundo. [1]

2.9 Valores

Conforme informa seu site os valores que a Nestlé preza e zela é respeitar as pessoas em primeiro lugar, a preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, a segurança é inegociável, respeito para todos dentro e fora da empresa, responsabilidade em toda decisão e paixão pelo que faz.[1]

2.10 Público Alvo de Nescau Cereal Matinal

Segundo a Nestlé, o público alvo do Nescau Cereal Matinal é composto de jovens que levam uma vida agitada e que procuram um produto que concilie nutrição, saúde e consequentemente bem estar , não abrindo mão do sabor e vitaminas essenciais necessárias para uma boa refeição.

2.11 Contato

Reginaldo Alves de Carvalho – Vendedor Unidade BOP/Nestlé

3. Produto

3.1 Consumidor (Conceito)

Segundo o código do Consumidor, no Brasil existe um conceito legal de consumidor que foi criado pela lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, previsto no artigo abaixo:

Art. 2º - Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

O artigo define para nós o que é consumidor. Em seu conceito, veem-se três elementos: A) subjetivo (pessoa física ou jurídica); B) objetivo (que adquire ou utiliza produto ou serviço); C) teleológico (a finalidade pretendida, ou seja, o destino final do produto ou serviço).

A doutrina ainda divide o conceito de consumidor em "consumidor stricto sensu", é aquela pessoa que adquire, usufrui do produto ou serviço, é o real consumidor propriamente dito; e "consumidor por equiparação", que são aqueles que não participam da relação de consumo diretamente, mas a lei os equiparou como tal, são aqueles dos artigos 2º, parágrafo único e nos artigos 17 e 29. [2]

3.2 Público Alvo e Perfil

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil o público alvo do Nescau Cereal Matinal é crianças de 8 a 14 anos, de ambos os sexos, o perfil deste consumidor é ser usuário de internet, redes sociais e TV.

3.3 O que este consumidor compra e não compra?

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil, o consumidor de Nescau Cereal Matinal tem como hábito de compra um produto saboroso, que seja interativo e inovador.

Segundo também a a Unidade de Negócios de Cereais Matinais o consumidor tende a não comprar produtos que não tragam interatividade, além da importância e relevância do sabor como fator preponderante de compra.

3.4 Onde se encontra este consumidor?

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil, o consumidor de Nescau Cereal Matinal encontra-se principalmente nas classes A,B e C nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

3.5 Como, Quando e qual sua frequência de Compra?

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil, o consumidor de Nescau Cereal Matinal adquire este produto em supermercados do Brasil todo,porém mais concentrado nas regiões Sul e Sudeste, segundo eles também o desejo de compra é baseado principalmente em inserção de divulgação e mídia em TV e internet e também na disponibilidade e distribuição do produto no varejo, já a frequência de compra segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais é quinzenal.

3.6 Quem inicia a compra e quem consome o produto?

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil, quem decide a compra do Nescau Cereal Matinal são geralmente os pais, já a utilização do produto é feita pela criança.

3.7 Análise de satisfação do Consumidor

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil, um dos fatos que fez cair a venda do Nescau Cereal foi a falta de peças publicitárias, divulgação de mídia e internet, inovação da embalagem e Campanhas Promocionais.

3.8 Concorrentes

Segundo a Unidade de Negócios de Cereais Matinais, responsável pelo produto Nescau Cereal Matinal, da Nestlé Brasil,os principais concorrentes do Nescau Cereal Matinal é a Kellogg’s Brasil e também as Marcas Próprias, abaixo segue análise dos pontos fortes e fracos destas empresas:

Kellogg's Marcas Próprias

Pontos Fortes Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fracos

Sinônimo de Categoria Falta de Inovação Marca Melhor espaço na Gôndola Baixo apelo Infantil

Personagem Marcante(Tigre) Indisponibilidade de Produtos Preço Mais Acessível Sem divulgação em Mídia

Forte presença de Mídia Embalagem sem Atratividade

Fonte: Unidade de Negócios Cereais Matinais Nestlé.

3.9 Análise do Grupo

O grupo analisou a estratégia da Nestlé de inovação e comunicação da Nova Embalagem do Nescau Cereal Matinal, onde o consumidor que comprar o produto poderá participar do sorteio que dará ingressos para assistir aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo com direito a 3 acompanhantes + 1 camisa autografada pelos jogadores da Seleção, para isso terá que montar um campo de futebol no verso da embalagem do produto, tirar uma foto criativa, entrar no site da promoção e compartilhar com seus amigos.

Com isso tudo a Nestlé reforça a estratégia no conceito de renovação na embalagem do produto, no conceito de comunicação com o Consumidor e estratégias para alavancar as vendas com a Campanha Promocional e faz valer o posicionamento de Nescau Cereal como Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira.

Isto vai de encontro ao que descreve Kotler sobre o marketing estratégico para o século XXI “No marketing estratégico temos que ter em conta a tecnologia e a globalização. Agora, um marketing ganhador é aquele que responde a uma escolha da noção da qualidade, ao melhor preço dentro do segmento em que se trabalha, em que se garante um melhor serviço aos olhos do cliente, em que se suporta a liderança do mercado e em que se inova com os melhores cursos. A estratégia ganhadora dá respostas aos clientes sensíveis ao preço e apressados que esperam o máximo de serviço. O marketing é o trabalho em que os gestores se empenham para poder avaliar necessidades e determinar se existe uma boa oportunidade de obter lucro. (Kotler, 2000). [3]

3.10 Imagem das Embalagens do Produto.

Figura 1: Embalagens Nescau Cereal Matinal/Fonte:Nestlé Brasil Ltda

4. Bibliografia

[1] http://www.nestle.com.br/mobile/Portal480/Sobre.aspx

[2] https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27795/definicao-de-consumidor

[3] Kotler, P. – Marketing para o século XXI, como criar, conquistar e dominar mercados. Editorial Presença, Lisboa, 2000.

...

Baixar como  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »