TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Condições Comerciais

Dissertações: Novas Condições Comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema: ligações químicas e compostos inorgânicos

Primeiramente, aço e alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são a resistência mecânica, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (consequentemente o grande peso) e a ocorrência de oxidação (ferrugem).

O alumínio tem como vantagem a baixa densidade, flexibilidade e o fato de quase não ocorrer oxidação. Porém não é muito abundante na natureza e sua produção é cara.

Claro que algumas características citadas acima podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens, de acordo com as necessidades de cada projeto.

Que produtos podem ser obtidos a parte da bauxita?

Alumínio, detergentes,(sílica- gel)dessecante e talco. Um zeólito artificial composto por alumínio,(usado em catalise) de estrutura porosa.

A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivos, cimento, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros, bauxita é a matéria-prima mais usada na produção de alumina em escala comercial.

Alumínio metálico, e muitos compostos do alumínio são obtidos a partir da bauxita.

O sulfato de alumínio hidratado, Al2(SO4)3•xH2O , é o segundo composto de alumínio de maior importância industrial, depois do óxido12. Atualmente, o sulfato de alumínio substitui, em quase todas as áreas de aplicação, o alume de potássio. Sua maior aplicação

(Ca. 2/3 da produção) é no tratamento de água, onde atua como agente floculante12. O sulfato de alumínio é usado na indústria de papel e celulose, na indústria têxtil, na fabricação de tecidos à prova d’água, no curtimento de couro, como suporte de catalisador, na impermeabilização de concreto, como clarificador de óleos e gorduras, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica. A produção industrial do alume de potássio, KAl(SO4)2•12H2O, o mais antigo composto de alumínio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos últimos anos e os métodos de produção possuem interesse quase exclusivamente histórico. Atualmente, o alume é produzido somente a partir do hidróxido de alumínio proveniente do Processo Bayer e ainda é utilizado na indústria do couro, como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e como agente de coagulação do látex12. A aplicação industrial mais importante do alume de potássio hoje é como um aditivo na produção de cimento marmoreado e de gesso. O aluminado de sódio também é usado como agente floculante no tratamento de água potável e água industrial. Apresenta ainda aplicações nas indústrias têxteis e de papel, e na preparação de catalisadores a base de alumina2, 12. Outros compostos de grande relevância são: o cloreto de alumínio anidro, ALCL3, importante catalisador em reações nas indústrias química e petroquímica 2,12; os cloretos básicos de alumínio (que apresentam fórmula geral Al2(OH)6-nCln•xH2O, 1 < n < 6) usados em desodorantes e antetranspirantes e também na produção de catalisadores2,12; os carboxilatos de alumínio ([(HO)xAlOOCR)y], usados na preparação de produtos farmacêuticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com