TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto E Contexto

Trabalho Escolar: Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto E Contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA

A psicopedagogia foi criada para melhor compreender o processo de aprendizagem, buscando assim contribuir para soluções que envolvem os problemas da aprendizagem.

O psicopedagogo tem um papel importante ao desenvolver suas ações, mas sempre se retratando e dialogando com outros campos do conhecimento. Vários autores que tratam da Psicopedagogia ressaltam o seu caráter interdisciplinar.

Historicamente, segundo BOSSA (2000) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Para a autora, a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos, ou seja, procuravam investigar a parte física do individuo para identificar as dificuldades de aprendizagem, isso perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento com relação ao fracasso escolar até bem recentemente.

No final da década de 70, surgiram os primeiros cursos de especialização em Psicopedagogia no Brasil, concebidos para integra a formação dos psicólogos e de educadores que buscavam soluções para problemas de aprendizagem como produto de fatores orgânicos . Esses cursos foram estruturados e, dentro desse contexto histórico, amparados num conhecimento científico, fruto de uma dinâmica sociocultural que não a nossa.

A nova abordagem do curso de Psicopedagogia reflete a mudança na forma de conceber a problemática do fracasso escolar e a busca pela identidade desse profissional brasileiro, que nasce como reeducador e que, ao longo do tempo, estende o seu compromisso adotando a responsabilidade com a diminuição dos problemas de aprendizagem nas escolas e com isso, os altos índices de fracasso escolar.

A psicopedagogia atua no campo do conhecimento da Saúde e Educação, enquanto prática clínica, tem se transformado em um campo de estudos aos interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção. Como prática preventiva, procura construir uma relação saudável como conhecimento, de modo a promover sua construção.

O objetivo central de estudos da psicopedagogia esta embasada em torno do processo da aprendizagem humana, sendo seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influencia do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento

Podemos dizer juntos aos autores que a psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda "o problema de aprendizagem". Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de

aprendizagem, estudando consequentemente as características da aprendizagem humana.

Bibliografias

BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2ª. Ed. 2000

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artes Médicas Sul, 2000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com