TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Atuarias

Monografias: Noções Atuarias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Pode-se afirmar que o contabilista moderno deve estar sempre preocupado, lendo e aperfeiçoando-se sempre, porque a contabilidade, por ser uma ciência, está em constante modificação, e quem não se atualizar perderá sua posição para profissionais de outras áreas. A contabilidade oferece informações necessárias para as tomadas de decisões, sendo assim, os contabilistas devem acompanhar a evolução, pois as informações, hoje, ganharam muita velocidade com os avanços tecnológicos.

Carvalho apud Feital (2012), afirma que: O fim do curso de graduação, por si só, não garante o sucesso profissional. Muito pelo contrário, é o início de uma longa caminhada, que tem como pressuposto básico a educação continuada.

Afinal as empresas estão procurando profissionais cada vez mais especializados, que possuam uma visão generalista e sejam capazes de conectar fatos, acontecimentos em várias áreas e ajudar as empresas na consecução dos seus objetivos.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A técnica contábil teve como um de seus principais marcos a obra Summa de Arithmetica, Geometria, Proporzioni e Proporzionalitá, de autoria do Frei Luca Pacciolo no século XV. Pacciolo não foi o criador das partidas dobradas, porém, o tratado de matemática por ele publicado continha uma seção sobre registros contábeis por meio deste método. Foi ele também um dos principais responsáveis pela criação da escola italiana de contabilidade. A escola inglesa só ganhou importância com a Revolução Industrial.

A crise de 1929 a 1932 exigiu a adaptação da contabilidade às necessidades de um sistema de informação de negócios, abrindo espaço para a escola americana. O AICPA é o mais representativo órgão da classe contábil americana e foi criado para atender a essa expectativa. Pode-se dizer também que a evolução da economia e a necessidade de informação dos usuários externos à empresa também influenciaram a Ciência Contábil. A Lei das S/A, no Brasil, editada em 1976, foi um de seus principais acontecimentos. Ela estabeleceu as normas contábeis e possibilitou a separação da contabilidade para fins societários e fiscais.

CONTABILIDADE GERENCIAL E FINANCEIRA

Pode-se dizer que a contabilidade Gerencial surgiu com o aparecimento das organizações com vários níveis hierárquicos na época da Revolução Industrial. Em 1930 já haviam sido desenvolvidas todas as técnicas da moderna contabilidade gerencial. Percebe-se que com o surgimento de novas técnicas e recursos comerciais e gerenciais, as necessidades dos gerentes mudaram muito. Eles passaram a precisar de informações cada vez mais atuais.

Por outro lado, a contabilidade financeira se depara com um novo desafio: avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa. Com o surgimento de novas técnicas e recursos comerciais e gerenciais, as necessidades dos gerentes mudaram muito. Eles passaram a precisar de informações cada vez mais atuais, preditivas e assertivas.

Por outro lado, a contabilidade financeira se depara com um novo desafio: avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa.

O ramo de atividade da seguradora é bastante complexo, e a gestão de seus resultados implica a visualização da empresa como um todo. Internamente, as seguradoras têm duas importantes funções: a primeira delas é a atividade operacional propriamente dita (underwriting) e a outra denominada financeira ou patrimonial.

Para que seja possível o entendimento de todo o ciclo operacional é necessário entender basicamente como está organizada uma empresa seguradora. Segundo Catelli, a gestão econômica (Gecon) ou sistema de informação de gestão econômica aplicados às companhias de seguro é a administração por resultados e tem como fundamento a ação dos gestores sobre o resultado econômico das empresas.

A contabilidade financeira se depara com um novo desafio: avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa. No caso de uma seguradora, os tipos de seguros oferecidos, os serviços considerados de alta qualidade, a manutenção de profissionais de seguros motivados e habilitados, processos internos eficientes e consistentes e segurados e corretores satisfeitos e fiéis são exemplos alguns desses ativos. A avaliação dos ativos intangíveis e capacidades da empresa seriam particularmente úteis, visto que, para o sucesso das empresas da era da informação, eles são mais importantes do que os ativos físicos e tangíveis.

CICLO ECONÔMICO DE UMA COMPANHIA DE SEGUROS

O ramo de atividade da seguradora é bastante complexo, e a gestão de seus resultados implica a visualização da empresa como um todo. Internamente, as seguradoras têm duas importantes funções: a primeira delas é a atividade operacional propriamente dita, conhecida também como underwiting; e a outra denominada financeira ou patrimonial, decorrente do processo de gestão dos recursos arrecadados.

O ciclo completo é compreendido por propostas feitas por corretores, que tenha aceitação de riso, envolvendo todos os cálculos atuariais e inspeções técnicas, considerando todos os procedimentos administrativos aplicados no percentual do prêmio no mercado financeiro. Para que seja possível entender todo este ciclo operacional, é necessário basicamente analisar empresa seguradora.

Segundo Catelle, a gestão econômica é a administração por resultados tem como fundamento a ação dos gestores sobre o resultado econômico das empresas. Em cada empresa há características diferentes com relação ao enfoque dado ao processo de planejamento e controle, á utilização dos recursos organizacionais e ao relacionamento com agentes externos. Um dos princípios básicos da gestão econômica é uma clara definição do seu modelo de gestão e a integração deste com os modelos de decisão, informação e mensuração.

A CONTABILIDADE NAS EMPRESAS SEGURADORAS

Uma empresa é constituída sob o pressuposto da continuidade, as atividades realizadas pela empresa devem proporcionar um resultado líquido pelo menos suficiente para assegurar a reposição de todos os ativos consumidos no processo de realização destas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com