TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Financeiras

Pesquisas Acadêmicas: Noções Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

O Cupom

Elabore um resumo sobre o Copom e sobre a Ata da sua última reunião.

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros, ele busca proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, desde então o mesmo é atualizado no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição e às atribuições e competências de seus integrantes. Estas atualizações visão aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê e refletir as mudanças de regime monetário. Adotaram o Decreto 3.088, em 21 de Junho de 1999, sistemática de metas para a inflação como diretriz de politica monetária, passando a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Os objetivos do Copom são: implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação. As reuniões ordinárias do Copom se dividem em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, presentes, no mínimo, o Presidente, ou seu substituto, e metade do número de Diretores. A primeira sessão ocorrerá às terças-feiras, sendo reservada às apresentações técnicas de conjuntura econômica e a segunda sessão ocorrerá às quartas-feiras, destinando-se à decisão acerca das diretrizes de política monetária. As atas das reuniões do Copom serão divulgadas no prazo de até seis dias úteis após a data de sua realização. As decisões emanadas do Copom devem ser publicadas por meio de Comunicado do Diretor de Política Monetária, divulgado na data da segunda sessão da reunião ordinária, após o fechamento dos mercados. O calendário anual das reuniões ordinárias deve ser divulgado até o fim do mês de junho do ano anterior.

A última Ata

Podem-se analisar as oscilações na inflação, aumentos e quedas nos índices avaliados pelo Copom, como o IPCA, IGP-DI, IBC-Br, PIB, IBGE entre outros, numa comparação de julho de 2013 com julho de 2014.

Com tudo que foi avaliado acima, dentro das taxas expostas, o Copom fez projeções nas variações de taxas, alegando que a inflação de 2014 será menor, mas não abaixo da que foi projeta em 2013.

Com essa avaliação o Copom manteve a taxa Selic em 11,00% a.a., sem viés. Ele acredita que isso não acarretará muitos problemas as classes domesticas e no cenário macroeconômico somente pede atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com