TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Np1 Gestão Dos Ativos Intangíveis

Monografias: Np1 Gestão Dos Ativos Intangíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO NP1

1. O cenário mundial sofreu significativas transformações na década de 80. No contexto inaugurado por essa década, a informação e o conhecimento constituíram-se em marcos de uma nova etapa de acumulação econômica. Podemos entender essa nova ordem mundial como uma

I. revolução que agrega novas capacidades à inteligência humana, das quais decorrem mudanças na forma de trabalhar e de viver.

II. resposta encontrada pelo sistema capitalista para o esgotamento de um padrão de acumulação baseado na produção em larga escala, de cunho fordista.

III. decorrência da constatação de que a informação e o conhecimento, por serem recursos não-materiais e intangíveis, são inesgotáveis.

IV. decorrência da necessidade de criar novos formatos organizacionais, nos quais sejam priorizadas a descentralização, a terceirização e a interação com parceiros de todo tipo.

Assinale a alternativa correta:

A) As afirmativas I e II estão corretas.

B) As afirmativas I e III estão corretas.

C) As afirmativas II e IV estão corretas.

D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

E) As afirmativas I, II, IV estão corretas.

Justificativa: A nova ordem mundial é representada pela afirmativas I e III, pois ambas se referem as mudanças referente ao conhecimento

2. A Revolução Industrial foi dividida em três períodos. 1ª Revolução Industrial (1750-1900), 2ª Revolução Industrial (1900-1950) e 3ª Revolução Industrial (1950-1990). Os primeiros anos foram marcados pela restrição da liberdade de ação dos trabalhadores e pelo controle exercido por máquinas e supervisores. A 2ª Revolução caracterizou-se pela produção em massa e pelo crescimento do Parque Industrial. A 3ª Revolução Industrial, por sua vez, foi um período marcado (assinale a alternativa incorreta):

A) Pela eficiência, caracterizada pelo controle interno das operações; por hierarquização e por adoção de regras e regulamentos detalhados.

B) Pela preocupação com questões de ordem psicológica, entre as quais, a motivação e a satisfação no trabalho.

C) Pelo surgimento de movimentos por melhor qualidade do trabalho, durante o qual aumenta a importância atribuída ao cliente, à participação dos funcionários na resolução de problemas, ao kaisen etc.

D) Pelo aumento de preocupação com a competitividade, durante o qual surgem novas abordagens da administração, como as de administração participativa, administração empreendedora e holística.

E) Pelo fato de que, durante esse período, o foco recai sobre o planejamento e a administração de cargos individualizados.

Justificativa: Neste caso com a terceira revolução foi marcada pelas características da alternativa A, onde também se inclui a rotinização dos processos e supervisão hierárquica.

3. O início dos anos 90 foi marcado pelo surgimento de novos negócios, pelo desaparecimento de negócios já existentes e pela transformação de alguns negócios em outros. As novas formas de organização exigiam um novo modelo de gestão, capaz de promover transformações em cada ramo de negócio. Mesmo reconhecendo a importância da agilidade dos processos e da precisão das informações, sabe-se que esses fatores, por si só, não são suficientes. Daí, o surgimento de muitos estudos, reflexões e debates sobre Gestão do Conhecimento. Isso considerado, podemos afirmar que nesse período histórico

I. o conhecimento, portátil, intransferível, não é detido por barreiras geográficas.

II. o valor do produto ou do serviço é medido pela quantidade de conhecimentos nele contidos.

III. o conhecimento passa a ser o grande gerador de riqueza, fator esse que altera, inclusive, as relações de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

A) As afirmativas I e II estão corretas.

B) As afirmativas I e III estão corretas.

C) As afirmativas II e III estão corretas.

D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

E) Somente a afirmativa III está correta.

Justificativa: Somente as afirmativas II e II estão corretas nesse período Histórico, pois o conhecimento passa a ter grande valor, muitas vezes mais que dinheiro, e o valor ou produto é medido pela quantidade de conhecimento nele contido.

4. A respeito de CONHECIMENTO, podemos afirmar:

A) É criado pelo fluxo de informações, porém, ancorado nas crenças e compromissos de seu detentor e está sempre relacionado a ação humana, conhecimento com algum fim.

B) Pode ser comparado a um sistema vivo que cresce mas, não se modifica, pois, não é possível interagir com o meio ambiente;

C) É um dado que modifica algo ou alguém, seja inspirando ação, seja tornando uma pessoa (ou Instituição) capaz de agir de maneira diferente.

D) O conhecimento é estático, portanto, só é útil para a organização que o detém.

E) Conhecimento é poder e poder não deve ser transferido ou compartilhado

Justificativa: Podemos afirmar que conhecimento é formado pelo fluxo de informações e esta relacionado a ação humana.

5. Ao se considerar o caráter pessoal e subjetivo do conhecimento, pode-se afirmar:

A) Não se pode tratá-lo como algo a ser manipulado, pois ele envolve muito mais do que o ferramental que permite o armazenamento e a troca de dados e informações.

B Pode-se tratá-lo como algo a ser manipulado, pois ele envolve muito mais do que o ferramental que permite o armazenamento e a troca de dados e informações.

C) Basta uma base de dados eficiente para a efetivação do aprendizado e do conhecimento organizacional.

D)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com