TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nr 17 Ergonomia

Exames: Nr 17 Ergonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS DA SÁUDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

Eliene Martins Maeshima

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

NR17 – ERGONOMIA

São José dos Campos

2014

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

NR 17 – ERGONOMIA

Trabalho de atividade prática supervisionada no curso de graduação em Nutrição apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof Wagner

São José dos Campos

2014

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................01

2 CRIAÇÃO DA NORMA...................................................................................03

3 APLICABILIDADE..........................................................................................05

3.1 Levantamento, transporte e descarga individual de materiais............................................................................................................06

3.2 Mobiliário e equipamentos dos postos de trabalho.....................................06

3.3 Condições ambientais de trabalho..............................................................07

3.4 Condições do trabalho................................................................................07

4 FALTA E CONSEQUENCIAS...................................................................... 08

5 CONCLUSÃO................................................................................................09

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................10

RESUMO

O termo ergonomia é derivado das palavras ergon(trabalho) e nomos(regras).

Resumidamente, pode-se dizer que a ergonomia se aplica ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho.

No projeto do trabalho e nas situações cotidianas, a ergonomia focaliza o homem. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto e eficiência são eliminadas quando adequadas às capacidades e limitações físicas e psicológicas.

A ergonomia estuda vários aspectos: postura e os movimentos corporais (sentado, em pé, empurrando, puxando e levantando pesos), fatores ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informações (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), controles, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, cargos interessantes). A conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana.

Com esta norma começa a despertar o interesse pela ergonomia no meio empresarial brasileiro. O centro das atenções no ser humano, isto é, a antropocentricidade da ergonomia, favorece não só as mudanças organizacionais, como também alavanca mudanças no conceito de produtividade, este sendo visto a partir da qualidade de vida no trabalho, observando, dentre outros parâmetros: a participação do trabalhador, a liberdade para a criação e a valorização do saber fazer, isto é, do conhecimento tácito.

1 INTRODUÇÃO

A ergonomia baseia-se em conhecimentos de outras áreas científicas, como a antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, toxicologia, engenharia mecânica, desenho industrial, eletrônica, informática e gerência industrial. Ela amealhou, selecionou e integrou os conhecimentos relevantes dessas áreas. Desenvolveu métodos e técnicas específicas para aplicar esses conhecimentos na melhoria do trabalho e das condições de vida (WISNER, 1999).

A ergonomia difere de outras áreas de conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pala sua natureza aplicada. O caráter interdisciplinar significa que a ergonomia se apóia em diversas áreas do conhecimento humano. O caráter aplicado configura-se na adaptação do posto de trabalho e do ambiente às características e necessidades do trabalho (ORSELLI, 2014).

O Ministério do trabalho e Previdência Social instituiu a portaria nº 3.751 em 23/11/90 que baixou a Norma Regulamentadora – NR-17, que trata especificamente da ergonomia. “Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características fisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente.”

Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. Merece atenção especial uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. O ideal seria que todos os móveis do escritório de sua casa e todo qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de serem adquiridos. São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com