TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nr 8 Edificações

Trabalho Universitário: Nr 8 Edificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 9

––– 

8.2. Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78. (Alterado pela Portaria SIT n.º 23, de 09

de outubro de 2001)

________________________________________

Pé Direito é a altura do ambiente em questão, variando assim entre casas, ambientes de comercio e galpão por exemplo.

Em geral podemos resumir que o pé direito de uma casa não pode ser menor que 2.60m de altura, sabendo que uma porta tem 2.10 de altura, pois é uma altura “padrão” onde praticamente qualquer pessoa pode passar.

O Pé Direito de um ambiente comercial deve ser maior, geralmente 3.50 m de medida mínima. Permitindo assim um aproveitamento maior das futuras Lojas.

8.3. Circulação.

8.3.1. Os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12, de 06 de outubro de 1983)

________________________________________

Depressões ou saliências podem causar acidentes no local de trabalho (como em outros ambientes também).

As depressões podem fazer com que as pessoas tropecem, ou ao carregar alguma carga, ou que a mesma fique presa nas depressões encontradas na circulação.

As saliências no piso podem também causar acidentes pelo mesmo motivo da depressão. Na edificação deve ser sempre analisado também que provavelmente algum deficiente ou idoso (pessoas que tenham dificuldade em levantar as pernas) irão utilizar aquele ambiente também.

8.3.2. As aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos.

(Alterado pela Portaria SIT n.º 12, de 06 de outubro de 1983)

________________________________________

As aberturas no piso, mesmo quando utilizadas para o transporte de materiais e equipamentos, devem ser protegidas por cercado rígido composto de travessa intermediária, rodapé e montantes de características e sistema construtivo idêntico

ao GCM (guarda corpo e rodapé). No ponto de entrada e saída de material o sistema de fechamento deve ser do tipo cancela ou similar. (Fonte: Sistema de Gestão de segurança e Saúde Ocupacional -Brascan Engenharia)

Na hipótese de não ser possível o transporte vertical com o cercado fixo, pode-se utilizar o cercado removível devidamente sinalizado.

(Fonte: Brascan Engenharia- Sistema de Gestão de segurança e Saúde Ocupacional Procedimento para Aberturas em pisos e paredes.)

Os vãos de acesso às caixas dos elevadores devem ter fechamento vertical provisório, através de sistema GCM (guarda corpo e rodapé) ou de painel inteiriço de no mínimo 1,20m (um metro e vinte centímetros) de altura, constituído de material resistente, fixado à estrutura da edificação, até a colocação definitiva das portas.

(Fonte: Brascan Engenharia- Sistema de Gestão de segurança e Saúde Ocupacional)

Os vãos de janelas que não possuem peitoril devem ter fechamento vertical provisório, através de sistema GCM (guarda corpo e rodapé) ou de painel inteiriço de no mínimo 1,20m (um metro e vinte centímetros) de altura, até a colocação definitiva do material que será utilizado.

(Fonte: Brascan Engenharia- Sistema de Gestão de segurança e Saúde Ocupacional)

8.3.3. Os pisos, as escadas e rampas devem oferecer resistência suficiente para suportar as cargas móveis e fixas, para as quais a edificação se destina. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12, de 06 de outubro de 1983)

________________________________________

Ser de material rígido e capaz de resistir ao esforço horizontal de 80kg/m2 aplicado no seu ponto mais desfavorável.

(Fonte: SESI - Documentação dos Serviços Virtuais de SST do SESI no: www.fieb.org.br/sesi/sv)

Dimensionamento de escadas fixas

As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às seguintes

condições:

a) pisos (p): 0,28 m < p < 0,32 m;

b) espelhos (e) 0,16 m < e < 0,18 m;

c) 0,63 m < p + 2e < 0,65 m.

Para saber o grau de inclinação de uma escada, aplicar o ábaco da figura ao lado.

(Fonte: ABNT NBR 9050:2004)

8.3.4. As rampas e as escadas fixas de qualquer tipo devem ser construídas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12, de 06 de outubro de 1983)

________________________________________

Problemas de infiltração podem resultar em danos nas construções e em danos às instalações elétricas com risco de ocorrência de choque elétrico, pois é comum a instalação de painéis elétricos nas paredes das edificações. Infiltrações podem resultar na fragilização das edificações, podendo resultar em desabamentos ou danos em equipamentos.

Nos locais onde existe liberação de vapores ácidos (tratamento químico, galvanização e outros), existe a possibilidade real de corrosão química que pode fragilizar estruturas metálicas. Nestes casos, deve-se fazer um sistema de coleta e uma lavagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com