TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada A Enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Nutrição Aplicada A Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O objetivo deste trabalho é avaliar o estado nutricional de pacientes internados em hospitais.

Nos últimos anos têm crescido mundialmente o interesse pelo estado nutricional dos pacientes hospitalizados, uma vez que já é de conhecimento geral os efeitos da desnutrição, aqui será avaliado o trabalho do profissional de enfermagem, no que fazer para realizar esse trabalho com um paciente internado.

Vamos lá.

Como sabemos, a alimentação é essencial para nossa saúde e bem-estar, o estado nutricional interfere diretamente nos diversos processos orgânicos como, no crescimento e desenvolvimento, nos mecanismos de defesa imunológica e resposta as infecções na cicatrização de feridas e na evolução das doenças.

O profissional de enfermagem tem a responsabilidade de acompanhar a evolução de seus pacientes, tanto domiciliar ou no hospital, preparando o ambiente e auxiliando-o nas suas refeições. Importante verificar se os pacientes estão aceitando a dieta e avaliar certos problemas decorrentes de uma má alimentação como, por exemplo, problema de deglutição, se a bandeja está perto do paciente.

Além de causas estruturais, como a falta de recursos humanos e materiais, com a supervalorização da tecnologia e dos procedimentos mais especializados o que na prática se traduz em dar atenção, por exemplo, um preparo de uma bomba de infusão ou material para curativo ao invés de auxiliar o paciente a se alimentar-se coincidentemente, os horários das refeições se aproximam do início ou término de plantões momento que há muita preocupação da equipe em dar continuidade ao turno anterior ou encarar um plantão, aspecto que representa motivo adicional para o abandono dos pacientes.

No entanto os profissionais não devem se eximir-se de tal responsabilidade com seus pacientes, que muitas vezes interfere nos resultados do tratamento.

Aqui um exemplo de paciente:

Nome: A.M.N Homem, 70 anos, peso 65kg, altura 1,75

2- emagreceu 3kg em dois meses

5- diabetes, PA alta, pneumonia

C. B= moderadamente (ou suspeita de ser) desnutrido.

Começar tratamento com acompanhamento médico e nutricional imediatamente, por via enteral paciente com condições de se alimentar-se sem sonda, no caso deste com sonda por falta de ar, causado pela pneumonia.

Pirâmide alimentar:

Então começando por uma boa anamnese, observando se no caso ele possa ter vômitos, diarreia, úlceras, câncer, problemas psicológicos que podem estar levando esse paciente a comer pouco, mas que não foi o caso, na verdade ele estava com pneumonia isso estava impedindo ele de se alimentar bem, já com problema de hipertenção e diabetes o quadro ficou pior.

Internado, medicado e alimentado corretamente com nutrientes que lhe faltava e a diminuição de sódio, PA e diabetes estabilizados o paciente recebeu alta, mas com orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com