TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição, Saúde E Prática Esportiva

Trabalho Escolar: Nutrição, Saúde E Prática Esportiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Ter saúde é algo fundamental para a vida, mas, o que é ter saúde?

Ter saúde ou ser saudável implica em ter bons hábitos alimentares, higiênicos, etc. Existem diversos tipos de saúde como a saúde física e a saúde emocional, e para ser saudável é necessário basicamente de uma boa alimentação e da prática de algum tipo de atividade física.

Fazer atividades físicas proporciona um bom condicionamento mental, físico e emocional quando acompanhado de uma boa nutrição pode proporcionar grandes melhoras na saúde do ser humano.

2. Saúde

Antigamente, a definição mais utilizada era "ausência de doenças". Porém, hoje não é bem assim: a nova definição é o estado de completo bem-estar físico, mental e social. A saúde pode ser cuidada, dependendo da autoestima e da vontade de viver bem, durante muitos e muitos anos.

Para obter saúde plena temos de nos adaptar, criar novos estilos de vida e principalmente aprender a administrar o tempo, as pressões do dia-a-dia e nossas relações humanas. Quanto ao corpo, da mesma forma que nos preocupamos com a aposentadoria financeira, precisamos também realizar a previdência da atividade física.

Assim, o futuro será com prazer e a qualidade de vida que espera ter. Qualidade de vida é uma questão de mudança de hábitos.

3. Nutrição

A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

As necessidades nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiência.

A escolha do nutriente correto através da dieta ou da suplementação nutricional tem papel fundamental no tratamento e controle das manifestações de patologias crônicas. Uma alimentação balanceada tem como objetivo principal promover o bom funcionamento do corpo.

4. Prática Esportiva

A prática de esportes tem sido muito recomendada por médicos de muitas especialidades, como uma das providências mais saudáveis e eficazes para o tratamento dos mais variados distúrbios de saúde e, principalmente, como no combate ao stress.

A atividade física é indispensável ao funcionamento do nosso corpo organismo como um todo. Aquele velho ditado que diz que “tudo que não é usado acaba enferrujado” é verdadeiro e também se aplica ao nosso corpo.

São muito divulgadas hoje em dia as academias e várias práticas de esportes como dão ao corpo um ar mais saudável (“malhado”). Mas exercita-se, muito mais do que dar um visual mais bonito, mais atrativo, é uma atitude inteligente em relação a si próprio.

Não são poucos os estudos feitos a resultado da prática de esportes ou de uma atividade física disciplinada. A conclusão, pode-se dizer que é unânime, na confirmação de benefícios para a saúde, melhoria da qualidade de vida e na prevenção de controle de vários problemas de saúde.

Conheça alguns resultados observados com a prática de atividades físicas:

 Diminuição dos índices de mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares e coronarianas;

 Impedimento e/ou retardo do aparecimento de hipertensão arterial e redução dos níveis de pressão arterial nos hipertensos;

 Menor risco de desenvolvimento de diabetes mellitus não-insulino-dependente;

 Manutenção da força muscular, da estrutura e função das articulações;

 Alívio dos sintomas de depressão e ansiedade e melhora o humor.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »