TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA

Tese: NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Tese  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.

Jundiaí

2013

Introdução

Nesse trabalho será apresentada a sociologia, sua temática, onde e como aplicá-la na educação.

Analisar as diferentes opiniões de diversos autores, sobre a cultura e as práticas pedagógicas nas salas de aula.

Conceituar a busca de um estudo contínuo dos pedagogos para formação de cidadãos críticos diante do mundo globalizado do século XXI.

Visará no ensino do respeito ao próximo não importando-se com sua religião, etnia, sua opção sexual, e sim, mostrar a igualdade e liberdade de expressão.

1ª Etapa: Concepções da Sociologia da Educação

Sociologia é uma ciência que estuda a forma de relacionamento em grupos, tendo como foco principal, a sociedade, a educação, afinal a última está ligada diretamente com a vida social.

Permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como grupo socialmente estruturado, desenvolve a cooperação, incentiva a responsabilidade e o cuidado com o mundo de forma consciente.

Com ela a crianças aprende a conviver em grupos e desenvolver senso de responsabilidade pelo outro e pelo espaço, além de compreender a importância de regras no meio em que vive.

Este texto é para refletir sobre Fundamentos Sociológicos da Educação, para começar podemos pensar para que serve os fundamentos sociológicos da educação e qual a sua função na educação?

Pensando nessas questões podemos observar que a sociologia precisa de um espaço maior ou uma melhor importância na educação, pois é bem mais que mostrar como devemos nos comportar diante da sociedade, bem como mostrar um “olhar geral” do mundo em que vivemos falando sobre a escola, os professores, os pobres, os ricos, as igrejas, as religiões, a cidade, os bairros, as favelas, a violência, os políticos, a política, os movimentos sociais, os conflitos, as desigualdades, entre outro. E mostrar essas indagações como formas de pensamentos para que cada aluno possa pensar e saber se posicionar como cidadão consciente e bem informado desde cedo.

Por isso a sociologia é tão importante no meio educacional, pois forma pessoas pensantes e de opiniões, sabendo se relacionar com a sociedade.

Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais

Ensino, Cultura e Sociedade

A globalização que se apresenta torna evidente que todo o mundo passa por transformações, e que a escola não pode ficar alheia a uma série de acontecimentos, uma vez que a sociedade torna-se cada vez mais exigente quanto ao perfil do homem moderno.

Para que a nova geração possa ter seu rumo definido e visão clara da realidade, precisamos, a partir da escola, dar os passos concretos para melhor ensinar a pensar, desenvolvendo o senso crítico e resgatando os valores que os tornam cidadãos competentes e adequados ao seu meio.

Se pretendermos fazer valer a educação, a escola deverá ser não um reduto de cultura transformado pela sociedade, mas sim um espaço aberto e atuante, capaz de se posicionar como um agente transformador da mesma.

O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade leva a constatação da diversidade de raízes culturais que fazem parte de um contexto educativo como uma sala de aula. Nesse sentido, autores como Candau (2000; 2002), Forquin (1993), entre outros autores, que enfatizam a relação existente entre escola e cultura, nos instiga a buscar uma melhor compreensão acerca das influencias das raízes culturais nas práticas pedagógicas.

Deste modo uma educação multicultural tem despertado uma serie de discussões entre os mais conceituados autores e pesquisadores que buscam questionar as incorporações de pressupostos curriculares cooperativos para que assim o ambiente escolar seja um ambiente favorável aos alunos de todos grupos sociais, étnicos e culturais.

Cultura pode ser entendida como tudo que é produção humana, ou seja, é a maneira que cada indivíduo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, que por sua vez constituem os elementos culturais que não são expressos apenas no consciente, mas no subconsciente e inconsciente dos indivíduos.

Pode ser considerado um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há individuo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Quando se trata educação e cultura pode dizer que estão relacionados e ligados organicamente, pois se partir do pressuposto de que educar é formar e socializar o indivíduo, ou se ver o conhecimento como maneira de dominação escolar, sempre esse ensino será de alguém para alguém, que para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da didática (crenças, valores, conhecimentos, hábitos,).

A Competência escolar está fortemente ligada à filosofia da escola, ou seja, sua missão, e é ela que dirá como a escola vê o educando no processo educativo e sua projeção para a vida social e intelectual.

A Legislação Educacional, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, as abordagens de ensino, o público que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com