TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis de atenção em saúde

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 3

Um paciente de 74 anos, do sexo masculino, marceneiro que ainda trabalhava, morador de uma cidade do interior de São Paulo, precisou ser internado em uma cidade vizinha maior, devido a um acidente vascular encefálico (derrame). Há três dias começou a queixar-se de cefaléia intensa, náuseas e dores na região da nuca. Um vizinho levou o paciente até o único posto de saúde da cidade. Lá, a auxiliar de enfermagem verificou uma elevação importante da pressão arterial também. O médico observou uma hemiparesia esquerda (diminuição parcial dos movimentos do lado esquerdo do corpo), assim como uma diminuição da sensibilidade do mesmo lado. O paciente já estava apresentando dificuldades para andar, pois sentia sua perna esquerda mais fraca. O médico do posto de saúde encaminhou o paciente para o hospital de uma cidade vizinha para que fosse feito a tomografia computadorizada e o diagnóstico.

O paciente conseguiu uma ambulância através de um primo que conhecia o deputado da cidade e foi levado ao hospital. Permaneceu internado por uma semana, onde se realizou o diagnóstico (AVE) e estabeleceu-se o tratamento com controle da pressão arterial, da dieta, e realização de fisioterapia. O paciente recebeu alta hospitalar, mas sabia que não teria condições de realizar a fisioterapia. Era viúvo e morava sozinho. Tinha uma filha que morava um pouco mais perto dali, mas que poderia oferecer alguma assistência, já que os outros filhos (mais 5) estavam todos na Capital, trabalhando.

Além disso, por causa da doença, deixou de trabalhar e o dinheiro começou a ficar escasso. O paciente apresentava-se muito choroso e deprimido avaliando seu estado de saúde. Aos poucos, foi perdendo o apetite e quase não levantava mais da cama. Um dia, sua filha foi visitá-lo e ao ver a situação em que o pai se encontrava, foi procurar ajuda.

1- Se você fosse o profissional de saúde deste paciente, que problemas teria de enfrentar, considerando sua situação atual?
2- O que você faria para melhorar a qualidade de vida deste paciente?
3- Você precisaria de outros profissionais da área de saúde para ajudá-lo? Quem seriam e qual o papel de cada um deles?
4- Se você fosse atendê-lo no domicílio, que orientações precisaria dar ao paciente e à família, para que ele pudesse melhorar?

Considerando a situação atual do paciente, enfrentarei o problema dele estar desmotivado e cansado. Entretanto tentaria animá-lo e faria exercícios para se possível tentar melhorar alguns movimentos do dia a dia, fortalecer os músculos do lado esquerdo do corpo, Ajudá-lo a ter capacidade para realizar tarefas sem depender de outras pessoas.
Eu precisaria de ajuda com psicólogo, nutricionista e um neurologista.
O psicólogo faria um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão, já o nutricionista para fazer uma dieta, ter uma alimentação saudável e controlar a pressão alta e por ultimo o neurologista para melhorar as condições neurológicas e fazer um acompanhamento, pois quem teve AVE uma vez tem alto risco de ter outro.
Atendendo no domicilio o paciente e a família precisaria de algumas orientações para que ele pudesse melhorar, sendo, seguindo os exercícios corretamente, tendo o acompanhamento dos outros profissionais da saúde que for necessário, para que haja uma melhora de forma geral na saúde do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com