TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: O AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DO CAP. 3 – O AMBIENTE ORGANIZACIONAL

1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

São grupos ou indivíduos ligados e afetados pelas ações da organização, direta ou indiretamente, e podem ser internos e externos:

- Internos são: Empregados, Acionistas, Diretores, etc.

- Externos são: Fornecedores, Concorrentes, Consumidores e a mídia.

2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.

Não, o governo continuaria sendo um stakeholder. Assim como há um interesse por todas as organizações brasileiras devido ao grande desenvolvimento que essas empresas trazem para a região e para o país, como por exemplo, aumenta a geração de empregos, aumenta a arrecadação de tributos para o município entre outros benefícios.

3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

Até 1995, a Petrobras não possuía concorrentes de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil. Com isso ela conseguiu um crescimento continuo em suas atividades e ganho. Através da elevação da receita e dos lucros, possibilitou o aumento dos investimentos na área produtiva e em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas.

4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?

A influência governamental afeta a política de preços da empresa, devido a crises políticas e guerras ocorridas nas principais regiões produtoras, com isso afetando diretamente a Petrobras devido a essas medidas políticas aplicadas. Outro grande problema são os altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos afetam a economia brasileira.

5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

Desde 2001 o número de acionistas estrangeiros aumentou muito, pois as ações passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na bolsa de Nova York. Representando um enorme crescimento em solo estrangeiro. Devido a esse aumento, cria-se uma ideia de que grande parte do capital e dos recursos gerados pela Petrobras não será mais do Brasil.

6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?

A estabilidade geopolítica é importante, pois empresas como a Petrobras necessitam de um grande intervalo de tempo para conseguir realizar os seus processos de desenvolvimento. Quando a empresa inicia um novo projeto, ela investe bilhões de dólares e este processo uma vez iniciado, não pode ser embargado, pois se corre o risco de haver uma perca de todo o investimento ou parte dele. Quando há uma estabilidade, a empresa consegue realizar seu objetivo pré-estabelecido em seus projetos, pois não há interferência alguma pos parte das autoridades ou até mesmo regional.

7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com