TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APRENDIZ VIRTUAL E A METODOLOGIA DO EAD

Ensaios: O APRENDIZ VIRTUAL E A METODOLOGIA DO EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

A modalidade educacional a distância não se utiliza de nenhum novo referencial teórico-educacional ou metodológico em relação à educação presencial de qualidade. As metodologias, os métodos, as estratégias e posturas em ambas as modalidades apontam à pedagogia de projetos, à solução de problemas, ao trabalho cooperativo, assim como ao desenvolvimento de autonomia e competências sob a ótica da estética da sensibilidade (aprender a aprender), política da igualdade (aprender a conviver) e ética da identidade (aprender a ser).

Há, porém, diferenças entre os modelos de educação presencial e a distância que surgem das relações que se estabelecem entre diversos parâmetros que as emolduram, tais como as leis e o rigor necessário ao planejamento e desenho do curso, devido a mudanças na ambientação e na comunicação, que deslocam o eixo dos cuidados e atenções para o aprendiz virtual ao redor do qual todo o processo acontece. A mediação educacional, neste caso, vem a ser um importante instrumento para efetuar essa mudança de paradigma no ambiente, o qual desvela novas formas de abordagem com adequação das linguagens midiáticas às estratégias de ensino desenhadas nos currículos destes cursos.

Nessa perspectiva, a internet tem sido um grande espaço para a construção coletiva de conhecimento, informação e interação entre as pessoas.

No EAD essa construção se dará através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse ambiente, o aluno/aprendiz terá os instrumentos necessários para se comunicar com os tutores e demais alunos. Sabemos que na educação formal, o aluno tem contato direto com professores, pedagogos e toda uma equipe técnica. E muitas vezes esses profissionais têm que despertar a motivação em muitos desses alunos. Na modalidade à distância, existem também tutores, coordenadores a disposição do aluno, porém de forma indireta, assim, a mídia torna-se uma necessidade absoluta para que aconteça a comunicação educacional e estes devem estar conscientes da importância de se estudar. Logo, o querer deve partir do educando.

A metodologia do EAD deve ter como foco amortizar a distância interpessoal, criando assim, influência mútua entre tutor-aluno e aluno-aluno, avalizando a transferência de mensagens e a consequente aprendizagem. O aprendiz virtual terá a sua disposição lugares específicos para debater e questionar os temas relacionados ao curso, realizar e enviar produções ao tutor, acessar biblioteca virtual e demais informações pertinentes ao curso. Os fóruns, e-mails, chats também terão papel primordial para a promoção de discussão entre todos. No entanto, estudar a distância não é tão fácil como se parece, o estudante precisa se conscientizar da importância da organização do tempo para ser bem sucedido nesse novo caminho de aquisição de conhecimento. Disciplina é a palavra chave para este período. Todo aluno que aprende a trabalhar em grupo, que organiza bem seu tempo e sabe compartilhar suas ideias será bem sucedido ao assumir o EAD.

Para sobreviver na sociedade e integrar-se ao mercado de trabalho do século XXI, o indivíduo precisa desenvolver uma série de capacidades novas: autogestão (capacidade de organizar seu próprio trabalho), resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas, assumir responsabilidades e aprender por si próprio e constantemente trabalhar em grupo de modo cooperativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com